Como uma boa mocinha de novela, Ana Francisca (Mariana Ximenes) foi humilhada por toda uma cidade em Chocolate com Pimenta (2003). Após ser vítima de uma armadilha, a ingênua jovem tomou um banho de tinta verde e foi alvo de risadas em uma festa. Depois do grande vexame, ela aceita um casamento fraterno com Ludovico (Ary Fontoura) e vai embora de Ventura.

Mas, após ficar viúva, Aninha decide que é hora de acertar as contas com o seu passado. Rica, fina e poderosa, ela volta à Ventura por cima, disposta a se vingar de todos que riram dela.

Ruína

Chocolate com Pimenta - Elizabeth Savala

A ideia inicial de Aninha é levar toda a cidade de Ventura à falência. Para isso, assim que volta ao lugar, ela anuncia, em alto e bom som, que vai levar a fábrica de chocolates Bombom para outro lugar. Isso acabaria com a cidade, já que toda a economia o município gira em torno do empreendimento.

Para impedir que a “viuvinha” faça isso, os vilões Jezebel (Elizabeth Savalla, na foto acima), Terêncio (Ernani Moraes), Vivaldo (Fulvio Stefanini) e Klaus (Claudio Correa e Castro) decidem armar para cima dela. Eles tentam fazer com que Aninha se case com Sebastian (Tarcísio Filho) e, assim, desista de seus planos de tirar a fábrica de Ventura.

O plano quase dá certo, já que a protagonista aceita subir ao altar com Sebastian depois que o vilão recupera Tonico (Guilherme Vieira) de um sequestro. No entanto, com a ajuda de Danilo (Murilo Benício), a jovem descobre que foi o próprio ex-noivo quem sequestrou seu filho.

Com isso, ela desiste do casamento e fica ainda mais furiosa. Assim, Ana Francisca decide acabar com todos os seus inimigos, derrubando-os um a um.

Vingança

Chocolate com Pimenta - Ernani Moraes

Ao descobrir que foi vítima de um complô envolvendo Jezebel, Terêncio, Vivaldo e Klaus, Aninha arma para destruir a vida de todos eles. A primeira a se dar mal é Jezebel, que é expulsa de casa e obrigada a trabalhar como vendedora numa loja de chocolates para se sustentar.

A jovem vingativa também mira seu canhão para o delegado Terêncio. Aninha decide comprar uma área ao lado dos terrenos do rival e trata de transformar o espaço num depósito de lixo. Com isso, os terrenos de Terêncio são desvalorizados. Além disso, ela o denuncia por corrupção, fazendo o pai de Olga (Priscila Fantin) perder o posto de delegado.

Com o conde Klaus, a coisa não será diferente. Aninha, simplesmente, retira todos os investimentos da fábrica do banco do sovina, fazendo-o perder muito dinheiro. Além disso, ela continua ajudando Celina (Samara Felippo) para que o casamento da moça com o velho nunca seja consumado.

Uma das ideias da ardilosa viúva é apresentar Dália (Carla Daniel) ao banqueiro. Ela se apresenta como Carlota, uma rica fazendeira, e deixa o conde Klaus encantado. Assim, Aninha e Celina tentam fazer o banqueiro desistir de vez do casamento.

Outros inimigos na mira

Chocolate com Pimenta - Fúlvio Stefanini e Lilia Cabral

A vingança contra Vivaldo começou antes em Chocolate com Pimenta. Aninha já havia armado um flagra de Bárbara (Lilia Cabral), que pegou o prefeito e Márcia (Drica Moraes) em momentos de pura intimidade. Com isso, o político foi desmoralizado em praça pública. Com o ato, Aninha também se vingou de Bárbara, a responsável pelo plano de jogar tinta verde nela anos atrás.

Mas Vivaldo ainda ficará em maus lençóis quando Aninha, a mulher mais poderosa da cidade, decide apoiar o candidato da oposição à prefeitura de Ventura. Com isso, a carreira política do picareta vai por água abaixo.

Além disso, a mocinha também fará de tudo para arruinar Olga, sua rival dos tempos de colégio. Quando Danilo finalmente decide se casar com a filha de Terêncio, a viuvinha dá um jeito de sequestrá-lo e embebedá-lo bem no dia da cerimônia. Danilo, então, não aparece na igreja e é encontrado sem roupas no meio da cidade. Olga passa por um grande vexame, assim como fez Aninha passar anos antes.

No entanto, mesmo arruinando todos os seus inimigos, a jovem não se sente plenamente feliz. Aninha sofre, já que não consegue esquecer sua paixão por Danilo. Enquanto isso, seus inimigos acabam descobrindo a “fraqueza” da viúva e tratam de contra-atacar, utilizando justamente Danilo em seus novos planos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor