Nada se cria: Globo e Record copiam prática antiga do SBT
17/10/2022 às 10h45
No SBT, uma das chamadas para reapresentação de A Usurpadora (1998), decretava: “Um sucesso é para sempre!”. A máxima vale também para Globo e Record, que aprenderam a explorar seus títulos de maior êxito com o canal de Silvio Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelas bandas da Anhanguera, é comum que um folhetim seja apresentado diversas vezes. Maria do Bairro (1995) contou com sete reprises – todas com boa audiência. O mesmo se deu com o embate das gêmeas Paola e Paulina (Gabriela Spanic).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atual destaque da faixa Novelas da Tarde, Cuidado com o Anjo (2008) está em sua terceira passagem pela emissora. Marimar (1994) somou quatro apresentações, tal qual Rubi (2005).
SBT fez escola
LEIA TAMBÉM:
● Globo bate o martelo e muda trama rejeitada na primeira versão de Vale Tudo
● Três bombas que vão mudar a vida de Osmar em Volta por Cima
● Quando acaba Força de Mulher? Record decide exibir continuação
Os repetecos não envolvem apenas produções mexicanas… Canavial de Paixões (2003) foi exibida quatro vezes pelo SBT, mesma quantidade de Pérola Negra (1998), Esmeralda (2004) e Maria Esperança (2007).
Em apenas uma década, Carrossel (2012) acumulou quatro reapresentações. Chiquititas (2013) rendeu três.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É bem verdade que o acervo do SBT é limitado, assim como a Record, que vem explorando os mesmos títulos há anos. A Globo, apesar das inúmeras produções, está seguindo o mesmo caminho…
Isaura e Moisés dominam Record
Quem acompanha a grade da Record tem a impressão de que Os Dez Mandamentos (2015) nunca saiu do ar… O primeiro resgate se deu em 2017, um ano após o término da exibição original. Entre janeiro e março deste ano, o folhetim foi usado de forma compacta dentro da faixa A Bíblia.
A partir desta segunda-feira (17), Os Dez Mandamentos substitui Chamas da Vida na faixa vespertina. A saga de Moisés (Guilherme Winter) também está no ar na Rede Família, canal do Grupo Record, e passou recentemente pela TV Brasil, associada ao governo federal.
Chamas da Vida, aliás, encerrou sua terceira reapresentação. A Escrava Isaura (2004), porém, é a líder de repetições da casa. Foram quatro ocasiões – a primeira se deu apenas sete meses após a exibição original –, excetuando a venda para canais pagos e para a TV Brasil.
Mais do mesmo na Globo
A todo-poderosa não escapou de tal vício… Além da volta de Chocolate com Pimenta (2003) no mês passado, através da faixa Edição Especial e após duas passagens pelo Vale a Pena Ver de Novo, a emissora vai resgatar O Rei do Gado (1996).
Considerando a exibição original, a novela de Benedito Ruy Barbosa emplaca sua quarta apresentação na TV aberta – três delas, dentro da tradicional sessão de reprises. Somando o Canal Viva, tanto ‘Chocolate’ quanto ‘Rei’ somam cinco exibições.
Entre os títulos mais requisitados, apenas na TV aberta, destaque para O Cravo e a Rosa (2000), com três reprises, e Escrava Isaura (1976), com cinco.