Nada se cria: Globo e Record copiam prática antiga do SBT

17/10/2022 às 10h45

Por: Dyego Terra

No SBT, uma das chamadas para reapresentação de A Usurpadora (1998), decretava: “Um sucesso é para sempre!”. A máxima vale também para Globo e Record, que aprenderam a explorar seus títulos de maior êxito com o canal de Silvio Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelas bandas da Anhanguera, é comum que um folhetim seja apresentado diversas vezes. Maria do Bairro (1995) contou com sete reprises – todas com boa audiência. O mesmo se deu com o embate das gêmeas Paola e Paulina (Gabriela Spanic).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atual destaque da faixa Novelas da Tarde, Cuidado com o Anjo (2008) está em sua terceira passagem pela emissora. Marimar (1994) somou quatro apresentações, tal qual Rubi (2005).

SBT fez escola

Carrossel - Jean Paulo Campos

LEIA TAMBÉM:

Os repetecos não envolvem apenas produções mexicanas… Canavial de Paixões (2003) foi exibida quatro vezes pelo SBT, mesma quantidade de Pérola Negra (1998), Esmeralda (2004) e Maria Esperança (2007).

Em apenas uma década, Carrossel (2012) acumulou quatro reapresentações. Chiquititas (2013) rendeu três.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bem verdade que o acervo do SBT é limitado, assim como a Record, que vem explorando os mesmos títulos há anos. A Globo, apesar das inúmeras produções, está seguindo o mesmo caminho…

Isaura e Moisés dominam Record

A Escrava Isaura - Bianca Rinaldi

Quem acompanha a grade da Record tem a impressão de que Os Dez Mandamentos (2015) nunca saiu do ar… O primeiro resgate se deu em 2017, um ano após o término da exibição original. Entre janeiro e março deste ano, o folhetim foi usado de forma compacta dentro da faixa A Bíblia.

A partir desta segunda-feira (17), Os Dez Mandamentos substitui Chamas da Vida na faixa vespertina. A saga de Moisés (Guilherme Winter) também está no ar na Rede Família, canal do Grupo Record, e passou recentemente pela TV Brasil, associada ao governo federal.

Chamas da Vida, aliás, encerrou sua terceira reapresentação. A Escrava Isaura (2004), porém, é a líder de repetições da casa. Foram quatro ocasiões – a primeira se deu apenas sete meses após a exibição original –, excetuando a venda para canais pagos e para a TV Brasil.

Mais do mesmo na Globo

A todo-poderosa não escapou de tal vício… Além da volta de Chocolate com Pimenta (2003) no mês passado, através da faixa Edição Especial e após duas passagens pelo Vale a Pena Ver de Novo, a emissora vai resgatar O Rei do Gado (1996).

Considerando a exibição original, a novela de Benedito Ruy Barbosa emplaca sua quarta apresentação na TV aberta – três delas, dentro da tradicional sessão de reprises. Somando o Canal Viva, tanto ‘Chocolate’ quanto ‘Rei’ somam cinco exibições.

Entre os títulos mais requisitados, apenas na TV aberta, destaque para O Cravo e a Rosa (2000), com três reprises, e Escrava Isaura (1976), com cinco.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.