Nada feito: SBT desistiu de produzir novela que substituiria Poliana
09/04/2023 às 11h22
Poliana Moça não estava na lista de produções do SBT. A ideia original era substituir As Aventuras de Poliana por Patinho Feio, trama original argentina com versão mexicana, realizada pela parceira Televisa sob o título de Atrévete a Soñar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a novela, que chegou a ter a sua pré-produção iniciada, acabou adiada até ser cancelada de vez pela emissora. Com a crise financeira do canal, fortificada pela pandemia de Covid-19, a direção precisou adiar os planos de produzir um folhetim totalmente inédito.
Segundo o Observatório da TV, as finanças do SBT não estavam em sua melhor época e, para economizar, a direção artística optou por montar uma continuação da produção estrelada por Sophia Valverde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Economia
A decisão teve razão de ser. Sairia muito mais barato investir em uma obra que herdasse da antecessora praticamente todos os cenários, cidade cenográfica, figurinos e até parte do elenco, do que começar tudo do zero em uma nova aposta.
LEIA TAMBÉM:
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
Assim, a saída foi planejar Poliana Moça para a sequência da história iniciada em 2018.
Mas, o período pandêmico adiou a continuação em dois anos, afetando, consequentemente, a produção de Patinho Feio mais uma vez. A versão juvenil de Poliana estreou somente no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cancelamento definitivo
Sem explicar muito bem, a alta cúpula escalou A Infância de Romeu e Julieta (foto acima) para ser a sucessora na faixa de produções nacionais, levando ao cancelamento oficial da adaptação do texto argentino. Ainda segundo o portal, um bom motivo para tal ação pode ter sido as semelhanças que as duas histórias trazem entre si.
Patinho Feio conta a história de uma menina (Patrícia) que sofre bullying na escola, tal qual Poliana (Sophia Valverde) sofria no colégio Ruth Goulart que, a propósito, no texto original também era um centro de ensino enfocado na formação artística. O mesmo plano de fundo da narrativa de Íris Abravanel.
Fora o plot da transformação física que a mocinha sofreria na história – o mesmo que ocorreu com o personagem Vinícius (Vincenzo Richy). Ele deixou o penteado feio, os óculos ultrapassados e os aparelhos nos dentes para se converter em um bonito rapaz.
E, como se fosse pouco, Patrícia também deixaria o interior rumo à cidade para realizar os seus sonhos artísticos, encontrando assim o seu verdadeiro pai, exatamente como na novela brasileira.
Fora dos planos
Procurada pelo site, a assessoria da estação confirmou que o projeto de adaptar Patinho Feio (foto acima) foi adiado devido a estratégias internas e que não possui mais planos de retomada no momento.
“O projeto foi adiado devido a estratégia artística, e não temos data para retomada. Ainda temos os direitos [de adaptação] e podemos exercer a qualquer momento”, dizia a nota.