André Santana

Um embate entre Helena (Isabel Teixeira) e Isis (Rayssa Bratillieri) mexeu com o público que acompanha Elas por Elas. Numa sequência exibida nas primeiras semanas do folhetim, a filha de Adriana (Thalita Carauta) disse poucas e boas para a mãe de Giovanni (Filipe Bragança).

Rayssa Bratillieri como Isis em Elas por Elas
Rayssa Bratillieri como Isis em Elas por Elas (reprodução/Globo)

A briga das personagens caiu tanto no gosto da audiência que muita gente passou a torcer para que os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão não mudem a trama original de Cassiano Gabus Mendes. Isso porque, na primeira versão, as personagens eram mãe e filha, mas não sabiam disso.

O público acha que a briga entre as duas vai ficar ainda mais interessante se elas forem sangue do mesmo sangue. Será?

[anuncio_1]

Briga de família

Isabel Teixeira em Elas por Elas
Isabel Teixeira em Elas por Elas (Estevam Avellar / Globo)

Num capítulo de Elas por Elas, Isis foi até à sede da Helàne e disse poucas e boas à “sogra” Helena. A vilã, claro, devolveu à altura, criando uma imensa confusão. O bate-boca rendeu ótimos momentos e diálogos como esse:

“Só não dou na sua cara porque minha mãe me ensinou a respeitar os mais velhos”, disparou Isis.

“Isso é etarismo, vou processar!”, devolveu Helena.

A briga repercutiu na web e até gerou a torcida do público para que Helena e Isis sejam mãe e filha, tal qual na versão original de 1982.

“Se elas forem mãe e filha mesmo será um plot genial”, observou Sergio Santos, colunista do TV História, em seu perfil no X/Twitter.

[anuncio_2]

Troca de bebês

Tássia Camargo em Elas por Elas
Tássia Camargo em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Na primeira versão de Elas por Elas, Isis se chamava Miriam e era vivida por Tássia Camargo. A jovem foi criada por Adriana (Esther Goes), mas, na verdade, ela era filha de Helena (Aracy Balabanian). Já Giovanni, que se chamava Gil (Lauro Corona), era filho biológico de Adriana, mas foi criado por Helena.

Nenhum deles sabia desta real condição, já que Gil e Miriam foram trocados na maternidade. O que aconteceu foi que eles nasceram no mesmo dia, mas o pai de Helena, que na primeira versão se chamava Miguel (Mario Lago), queria um neto homem. Por isso, ele subornou a enfermeira Eva (Nathalia Timberg), que trocou as crianças.

Ou seja, nem Helena e nem Adriana sabiam que haviam criado o filho da rival. Além disso, Helena passa a novela toda em pé de guerra com Miriam, pois não aceitava a relação dela com Gil.

Somente no final da novela que Miguel confessa à filha o que fez. Helena, então, se arrepende de ter maltratado tanto Miriam e pede perdão à filha. No entanto, ela decide não revelar a ninguém a verdade. Com isso, Adriana jamais fica sabendo que é a mãe de Gil. Gil e Miriam também terminam a trama desconhecendo a troca.

 

[anuncio_3]

Mãe e filha?

Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri
Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri (Divulgação / Globo)

Agora, o público quer que esta condição seja mantida na nova Elas por Elas. O embate entre Helena e Isis mostrou que as duas têm personalidades parecidas, o que faria total sentido se elas fossem mãe e filha. Além disso, até fisicamente elas se parecem. Vamos combinar que Rayssa Bratillieri e Thalita Carauta são bem diferentes, né?

Por isso, na web, muita gente torce para que o parentesco que unia as personagens na versão original seja o mesmo no remake. Porém, isso não deve acontecer. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson já avisaram que fizeram várias mudanças no enredo, e que a troca de bebês foi uma das histórias alteradas.

Os autores compreenderam que uma troca de bebês de sexos diferentes seria praticamente impossível de acontecer nos dias de hoje. Com isso, eles optaram por modificar a trama, criando um novo mistério. Desta vez, Giovanni foi sim trocado na maternidade pela enfermeira Miriam (Paula Cohen) a pedido de Sérgio (Marcos Caruso).

O que aconteceu foi que o bebê de Helena morreu, e o idoso teve a ideia da troca para que a filha não descobrisse que havia perdido seu herdeiro. Ou seja, Giovanni é filho de um casal desconhecido. Já Isis é, sim, filha de Adriana. E, ao que tudo indica, seu pai é mesmo Jonas (Mateus Solano), como ela desconfiava.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor