Na próxima segunda (2), Tieta voltará a ser exibida pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo, ocupando o lugar de Alma Gêmea. Se a emissora não se importa em lançar uma reprise novela no fim do ano, o mesmo não pode se dizer para suas tramas inéditas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibido
Produzindo novelas desde que foi inaugurada, em 1965, a Globo busca entender como o público se comporta a cada nova produção que entra no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo que uma novela se torne um sucesso absoluto, leva alguns dias para os telespectadores se acostumarem, principalmente se a nova obra sucede um fenômeno de audiência.
Se já não é fácil conquistar o público, esse desafio fica ainda maior no mês de dezembro, quando a televisão concorre com as altas temperaturas e as festividades de fim de ano, que mudam os hábitos e tiram o público de suas casas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Última vez
Dessa forma, a última vez que a emissora estreou uma trama inédita no final do ano foi em 3 de dezembro de 1990, quando Lua Cheia de Amor iniciou sua trajetória.
Coincidentemente ou não, a novela começou bem, mas logo perdeu fôlego e viu sua audiência cair semana a semana ao longo de todo o mês de dezembro daquele ano.
A novela só reverteu a tendência de queda nos primeiros meses de 1991, e, mesmo assim, não é considerada um sucesso.
Liberado
Nos primeiros anos da Globo, essa preocupação não existia.
Logo em seu primeiro ano no ar, o canal promoveu a estreia de dois folhetins no final do ano: Padre Tião, lançada em 12 de dezembro de 1965 às 20h; e Um Rosto de Mulher, que estreou no mesmo dia, às 21h30.
Outras novelas históricas foram lançadas nesse mês. De Janete Clair, Sangue e Areia estreou em 18 de dezembro de 1967, na faixa das 20h. Já na faixa das 21h30 do mesmo dia, foi lançada O Homem Proibido, de Gloria Magadan.
Duas Vidas (1976) e O Astro (1977) também estrearam no final do ano. A primeira em 13 de dezembro de 1976, enquanto a segunda entrou no ar em 6 de dezembro de 1977.
Ambas são de autoria de Janete Clair, que não teve descanso entre as produções.
Exceção
Enquanto existe essa proibição na Globo, no Viva a situação é completamente oposta.
Dois exemplos são recentes: Escrito nas Estrelas terminou no dia 31 de dezembro de 2023, enquanto o remake de Sinhá Moça entrou no ar em pleno dia 1º de janeiro de 2024; já Cobras e Lagartos será sucedida por Caras e Bocas em pleno Carnaval de 2025.