TUTTI FRUTTI

Nada feito! Por que a Globo decidiu mudar o nome de Garota do Momento

Duda Santos em Garota do Momento

Duda Santos em Garota do Momento

Garota do Momento não foi o primeiro nome sugerido para a próxima novela das seis da Globo, que vai estrear no dia 4 de novembro, sucedendo No Rancho Fundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por muito tempo, a trama foi chamada provisoriamente de Tutti Frutti – inclusive, o tema de abertura da produção será a música homônima, eternizada na voz de Little Richard (1932-2020).

Essa não foi a primeira vez e nem será a última que a Globo faz uma mudança desse tipo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplos recentes

Mais recentemente, duas novelas da emissora trocaram de nome antes da estreia.

Terra e Paixão (2023), inicialmente, se chamaria Terra Vermelha. Mas como já existe um livro com esse nome, o canal precisou considerar outras possibilidades para não gastar dinheiro comprando os direitos ou entrando numa briga judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Foram cogitados títulos como Terra Bruta, Eu sou a Terra, Terra Dourada e Terra Mãe, mas Terra e Paixão acabou sendo o nome escolhido.

Para completar, Volta por Cima, atual novela das sete da Globo, foi chamada inicialmente de Mão Dupla, conforme antecipado com exclusividade pelo TV História.

Rainha dos títulos provisórios

Francisco Cuoco em Pecado Capital

A autora Janete Clair, considerada uma das maiores novelistas de todos os tempos, teve várias de suas novelas rebatizadas durante suas produções. Fogo sobre Terra (1974), por exemplo, se chamaria inicialmente As Muralhas de Jericó. Já Pecado Capital (1975) foi chamada inicialmente de O Medo.

E mais: O Metrô foi o título provisório de Duas Vidas (1976), enquanto O Grande Salto e Vernissage foram nomes inicialmente cotados para batizar Coração Alado (1980). Por fim, A Sensitiva foi o primeiro nome de Sétimo Sentido (1982), e O Homem Perfeito foi o título provisório de Eu Prometo (1983).

Daniel Filho, responsável pelas novelas da Globo durante muitos anos, explicou sobre o processo de escolha dos nomes das tramas em seu livro O Circo Eletrônico:

“Os títulos sempre eram decididos em reuniões – Boni, eu e João Carlos Magaldi com sua equipe. Sem falar no autor, que deve sempre aprovar o título. Pecado Capital quer dizer tudo, luxúria, inveja, ódio, ambição… É um título feliz para uma novela que seria chamada O Medo, por conta do que Carlão [Francisco Cuoco] passa a sentir por estar com aquele dinheiro e pelo risco de ser envolvido no assalto”, relembrou.

Diferentes motivos

São vários os motivos que levam uma novela a mudar de nome antes de sua estreia. Muitas vezes, o título provisório escolhido não é considerado forte o suficiente. Em outros casos, como aconteceu em Terra e Paixão, o título inicial não está disponível para registro. Nestes casos, ou a emissora desembolsa uma grana para comprá-lo ou simplesmente busca uma alternativa.

É o caso de Chega Mais (1980), inicialmente chamada de Tom & Gelly. O título original fazia uma brincadeira com o desenho animado Tom & Jerry e, portanto, envolvia questões de direitos autorais, daí a mudança.

Vale Tudo (1988), também passou por isso – o título original, Pátria Amada, nomeava um filme de 1985.

Mas, na maioria das vezes, a mudança se dá simplesmente por conta da busca de um título mais eficiente. É o caso de Locomotivas (1977), que inicialmente se chamaria As Raposas; ou Dancin’ Days (1978), que quase se chamou A Prisioneira; ou ainda Brega & Chique (1987), que por pouco não foi ao ar com o nome Caviar com Goiabada.

Mais exemplos

Marcos Paulo e Natália do Vale em Começar de Novo

Outros exemplos de títulos que quase batizaram novelas na Globo: Resplendor (Pedra Sobre Pedra); Bumba Meu Boi (Renascer); Dinastia (Senhora do Destino); Bom Dia Frankestein (Tempos Modernos); Dinossauros e Robôs (Morde & Assopra); Pisa na Fulô (Cordel Encantado); Em Nome do Pai (Amor à Vida); Sagrada Família (A Lei do Amor); Troia (Amor de Mãe); Em Seu Lugar (Um Lugar ao Sol) e tantos outros.

Há até casos em que um título provisório descartado é utilizado em outra novela mais adiante. Um exemplo é Lado a Lado, nome considerado inicialmente para Insensato Coração (2011), e que foi utilizado no ano seguinte na trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage.

Começar de Novo (2004) foi outro título considerado para outras novelas. Antonio Calmon chegou a reclamar do nome que, segundo ele, foi imposto pela direção da Globo.

“Eu havia chamado essa história de Romance, mas a Globo disse que tinha problemas de registro. Começar de Novo [o título] já havia sido recusado pelo Aguinaldo Silva, e eu também acho que essa frase não diz nada e não dá identidade à novela”, disparou, em entrevista à Folha de S. Paulo em 15 de abril de 2005.

O que significa Garota do Momento?

O nome de Garota do Momento faz referência à música Girl of the Moment, do filme Lady in the Dark (1941).

Assim como a novela, o filme se passava no universo da moda e da publicidade e foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original.

Além disso, nos anos 1950, era assim que as garotas badaladas pela mídia eram chamadas, o que será o caso da protagonista Beatriz (Duda Santos).

Sair da versão mobile