Criado para arrecadar fundos à AACD, instituição conhecida nacionalmente por assistir às crianças deficientes, o Teleton, produzido e exibido pelo SBT, tem como uma de suas características contar com ajuda de diversas emissoras e seus artistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem todo mundo encara a causa como nobre e faz de tudo para aparecer às custas da atração beneficente. Também existem as redes que se negam a liberar seus contratados para pedirem doações aos pacientes da associação.
Xuxa, por exemplo, nunca pôde participar da atração quando era contratada da Globo. Mas, ao migrar para a Record, ela foi liberada por sua nova casa para ir ao Teleton. Porém, a experiência não foi das melhores e Xuxa nunca mais voltou ao programa. A apresentadora ficou magoada com Silvio Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Rapaz americano”
Pouco tempo após estrear na Record, Xuxa apareceu na abertura do Teleton de 2015. Ao lado de Eliana, ela cantou, agradeceu o convite e disparou um “tio Silvio, te adoro!”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No dia seguinte, Silvio Santos encerrou a atração e comentou a presença de Xuxa na campanha. Mas se referiu à rainha dos baixinhos de maneira nada elegante, chamando-a de “rapaz americano”.
Isso porque, na Record, Xuxa comandou o Programa Xuxa Meneghel, inspirado no talk show de Ellen DeGeneres, da TV dos EUA. Por isso, a apresentadora adotou um visual parecido com o da estrela internacional, com uso de tênis e terninhos.
Ou seja, Silvio Santos estava se referindo a Ellen DeGeneres ao chamar Xuxa de “rapaz americano”. O comentário, claro, pegou muito mal.
Mágoa
Xuxa, com visual inspirado em Ellen DeGeneres, em seu programa na Record (divulgação/Record)Na segunda-feira seguinte ao Teleton, Xuxa comandou seu programa na Record ao vivo e deixou claro que não gostou da maneira como Silvio Santos se referiu a ela.
“Está começando o programa do ‘rapaz americano’”, disparou a loira, com ironia, na abertura de sua atração.
Depois deste episódio, Eliana, que é madrinha do Teleton, tentou articular novas participações de Xuxa na atração. Mas a estrela nunca mais aceitou voltar à campanha em prol da AACD.
Eternamente magoada
Outra que já está há quase dez anos guardando mágoas com o canal do “patrão” é a direção da Band, que não libera mais os seus contratados para o Teleton desde que perdeu Danilo Gentili para a rival, em 2014.
Mas a alta cúpula da rede da família Abravanel quase foi pelo mesmo caminho em 2014, quando desconvidou César Filho para o evento após o jornalista informar que tinha fechado com a Record por três anos.
O artista, até pouco tempo antes, fazia parte do casting do SBT, apresentando um jornal matinal feito especialmente para ele e com altos investimentos. No entanto, o “desconvite” pegou mal e o SBT acabou voltando atrás, chamando novamente o apresentador do Hoje em Dia.
Na mesma ocasião, a estação dos bispos ainda liberaria Sabrina Sato, até então contratada da emissora, além de Rodrigo Faro e Celso Zucatelli.