O público ficou decepcionado quando a Globo divulgou que a próxima novela das sete não se chamaria A Vovó Sumiu, que era o título provisório da atração. A emissora optou por trocar o nome e batizar o folhetim de Família é Tudo, título considerado “genérico” e pouco criativo.

Nathalia Dill em Família é Tudo
Nathalia Dill em Família é Tudo

No entanto, o canal explicou que a mudança faz sentido dentro da proposta da novela. O fiasco de Fuzuê, inclusive, ajuda a explicar os motivos que levaram a direção da Globo a alterar o título da novela de Daniel Ortiz.

[anuncio_1]

Os cinco irmãos

 

De acordo com informações do jornal O Globo, a direção da Globo considerou que A Vovó Sumiu, embora tenha agradado ao público, dava uma ideia errada sobre a novela. O título sugeria que a trama giraria em torno do mistério do sumiço da personagem de Arlete Salles, o que seria um equívoco.

Na verdade, a história da novela de Daniel Ortiz gira em torno de cinco irmãos por parte de pai que passaram anos afastados, mas precisam se reunir após o sumiço da avó Frida. Ela é dada como morta e deixa uma missão em testamento para os cinco netos.

Electra (Juliana Paiva), Vênus (Nathalia Dill), Júpiter (Thiago Martins), Plutão (Isacque Lopes) e Andrômeda (Ramille) vão precisar trabalhar juntos na gravadora da família durante um ano e fazer o negócio decolar. Caso não consigam, eles perdem o direito à herança, que vai para Hans (Raphael Logam), sobrinho de Frida.

[anuncio_2]

A vovó sumiu?

Arlete Salles caracterizada como Frida em Família é Tudo
Arlete Salles caracterizada como Frida em Família é Tudo (divulgação/Globo)

Em Família é Tudo, Frida sonha em reunir os cinco netos, filhos de seu filho Pedro (Paulo Tiefenthaler) com cinco mulheres diferentes. Após a morte do patriarca, os cinco herdeiros se separam, e a avó planeja uma maneira de promover este reencontro. Para isso, ela organiza um cruzeiro em família para celebrar seu aniversário.

No entanto, os cinco netos não comparecem à tal reunião, fazendo Frida embarcar apenas com Catarina (Arlete Salles), sua irmã gêmea, e o sobrinho Hans. Mas um acidente em alto mar faz com que Frida desapareça e seja dada como morta.

Ou seja, não fica claro se Frida realmente morreu ou está desaparecida. Mas a trama não gira em torno deste mistério, e sim do testamento deixado pela avó. A princípio, Frida está morta e os demais personagens vão tocar suas vidas a partir disso.

[anuncio_3]

Fugindo do fracasso

Olívia Araújo e Giovana Cordeiro em Fuzuê
Olívia Araújo e Giovana Cordeiro em Fuzuê (divulgação/Globo)

Sendo assim, ao trocar o nome de A Vovó Sumiu para Família é Tudo, a Globo deixa claro que a novela das sete não vai girar em torno do sumiço de uma personagem. Com isso, ela afasta qualquer possível comparação com Fuzuê, atual novela do horário.

Isso porque o pontapé inicial de Fuzuê se dá justamente com o sumiço de uma personagem, Maria Navalha (Olívia Araújo). Quando a novela de Gustavo Reiz começou, Maria já estava sumida e Luna (Giovana Cordeiro) a procurava. Foi a busca da mocinha que fez com que os núcleos principais da trama se entrelaçassem.

Ou seja, o título A Vovó Sumiu podia fazer o público concluir, precipitadamente, que a próxima novela das sete seria muito parecida com Fuzuê. E, em razão do fiasco do atual folhetim, a Globo quer evitar esse tipo de comparação de qualquer jeito.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor