De 1986 a 1992, o público infantil se divertia com o Xou da Xuxa, atração que foi líder de audiência durante seis anos e ficou na memória dos brasileiros para sempre.

Saia Justa - Xuxa
Xuxa no Saia Justa (Reprodução / GNT)

Após seu encerramento, a Globo tinha planos para que Xuxa voltasse a comandar uma atração diária nos mesmos moldes do Xou, porém, tudo ficou na gaveta.

[anuncio_1]

De volta ao Brasil

TV Colosso
TV Colosso (Reprodução / Globo)

Em 1993, a Rainha dos Baixinhos gravava o seu programa infantil na Telefe, canal argentino que vendia a atração para 16 países de língua espanhola. Naquele ano, ela decidiu encerrar sua “fase latina” e voltar a trabalhar no Brasil.

A Globo exibia o TV Colosso, que já tinha conquistado o público com os desenhos e, principalmente, com os bonecos caninos. A direção, então, tinha dúvidas em qual horário colocar a atração de Xuxa: das 11h30 às 12h30 ou das 16h30 às 17h30.

Naquele ano, a apresentadora já havia comandado um programa de auditório aos domingos, que contava com entrevistas, números musicais e games. Mas, como a audiência não foi boa, Xuxa voltou a mirar o público infantil.

Leia também: Astro que deixou a Globo viu jogador da Seleção cheirando cocaína em bar

Em busca de um espaço

Marlene Mattos e Xuxa Meneghel
Marlene Mattos e Xuxa Meneghel (Reprodução / Facebook)

Com o fim de seu contrato na Argentina, Xuxa estaria livre para se dedicar aos baixinhos brasileiros. Mas para Marlene Mattos, tudo dependeria da agenda atribulada da apresentadora.

“O importante é que ela possa conciliar seus compromissos com 60 dias de folga. Para que ela se reestabeleça e volte a sentir prazer com o trabalho. Acho muito difícil criar alguma coisa na TV que se possa comparar à audiência pessoal de Xuxa”, declarou a diretora ao Jornal do Brasil em 11 de dezembro de 1993.

[anuncio_3]

O formato ideal

Programa Silvio Santos
Programa Silvio Santos (Reprodução / SBT)

Enquanto a Globo buscava uma solução para o novo programa de Xuxa, Silvio Santos investia em conversas e propostas para levar a apresentadora para o SBT. Muitas reuniões aconteceram, mas ela decidiu renovar com a emissora carioca; Marlene já produzia a nova atração.

“Já vi umas 200 fitas com programas de games do mundo todo. Os alemães são mais didáticos, só que têm ritmo lento; os franceses são ótimos, mas de custo altíssimo. Agora estou esperando uma fita com um programa americano, que deve ser mais ou menos o que a gente pretende fazer”, afirmou a diretora à Folha de S. Paulo em 6 de abril de 1994.

Um novo desafio

Planeta Xuxa
Planeta Xuxa (Reprodução / Globo)

No dia 4 de junho de 1994, entrava no ar o Xuxa Park nas manhãs de sábado. Diferente do Xou da Xuxa, o programa investia no público infantojuvenil e se tornaria um laboratório para o Planeta Xuxa, atração voltada ao público jovem – o maior sucesso da apresentadora.

Xuxa Park saiu do ar em janeiro de 2001, quando ocorreu um incêndio que atingiu o estúdio do programa em decorrência de um curto-circuito. Enfrentando um estresse pós-traumático, a apresentadora só voltaria a gravar o Planeta Xuxa em abril daquele ano.

Em 2002, Xuxa voltaria a ter espaço nas manhãs da Globo, com o Xuxa no Mundo da Imaginação, que ficou no ar até 2004.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor