De 1986 a 1992, o público infantil se divertia com o Xou da Xuxa, atração que foi líder de audiência durante seis anos e ficou na memória dos brasileiros para sempre.
Após seu encerramento, a Globo tinha planos para que Xuxa voltasse a comandar uma atração diária nos mesmos moldes do Xou, porém, tudo ficou na gaveta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEDe volta ao Brasil
Em 1993, a Rainha dos Baixinhos gravava o seu programa infantil na Telefe, canal argentino que vendia a atração para 16 países de língua espanhola. Naquele ano, ela decidiu encerrar sua “fase latina” e voltar a trabalhar no Brasil.
A Globo exibia o TV Colosso, que já tinha conquistado o público com os desenhos e, principalmente, com os bonecos caninos. A direção, então, tinha dúvidas em qual horário colocar a atração de Xuxa: das 11h30 às 12h30 ou das 16h30 às 17h30.
Leia mais
Naquele ano, a apresentadora já havia comandado um programa de auditório aos domingos, que contava com entrevistas, números musicais e games. Mas, como a audiência não foi boa, Xuxa voltou a mirar o público infantil.
Leia também: Astro que deixou a Globo viu jogador da Seleção cheirando cocaína em bar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEEm busca de um espaço
Com o fim de seu contrato na Argentina, Xuxa estaria livre para se dedicar aos baixinhos brasileiros. Mas para Marlene Mattos, tudo dependeria da agenda atribulada da apresentadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE“O importante é que ela possa conciliar seus compromissos com 60 dias de folga. Para que ela se reestabeleça e volte a sentir prazer com o trabalho. Acho muito difícil criar alguma coisa na TV que se possa comparar à audiência pessoal de Xuxa”, declarou a diretora ao Jornal do Brasil em 11 de dezembro de 1993.
O formato ideal
Enquanto a Globo buscava uma solução para o novo programa de Xuxa, Silvio Santos investia em conversas e propostas para levar a apresentadora para o SBT. Muitas reuniões aconteceram, mas ela decidiu renovar com a emissora carioca; Marlene já produzia a nova atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE“Já vi umas 200 fitas com programas de games do mundo todo. Os alemães são mais didáticos, só que têm ritmo lento; os franceses são ótimos, mas de custo altíssimo. Agora estou esperando uma fita com um programa americano, que deve ser mais ou menos o que a gente pretende fazer”, afirmou a diretora à Folha de S. Paulo em 6 de abril de 1994.
Um novo desafio
No dia 4 de junho de 1994, entrava no ar o Xuxa Park nas manhãs de sábado. Diferente do Xou da Xuxa, o programa investia no público infantojuvenil e se tornaria um laboratório para o Planeta Xuxa, atração voltada ao público jovem – o maior sucesso da apresentadora.
Xuxa Park saiu do ar em janeiro de 2001, quando ocorreu um incêndio que atingiu o estúdio do programa em decorrência de um curto-circuito. Enfrentando um estresse pós-traumático, a apresentadora só voltaria a gravar o Planeta Xuxa em abril daquele ano.
Em 2002, Xuxa voltaria a ter espaço nas manhãs da Globo, com o Xuxa no Mundo da Imaginação, que ficou no ar até 2004.