Antes de se transformar na principal estrela do elenco da Band, de onde anunciou sua saída nessa semana, Fausto Silva passou mais de 30 anos na Globo. Faustão foi tirado justamente da Band em 1989, onde fazia sucesso nas noites de sábado, com a ingrata missão de assumir as tardes de domingo do canal carioca e tirar a liderança de audiência de Silvio Santos.

Fausto Silva
Reprodução / Band

Com seu Domingão do Faustão, o apresentador conseguiu derrotar o dono do SBT. Mas, em todos esses anos na Globo, ele nunca teve a oportunidade de realizar um de seus grandes sonhos: comandar um talk show no canal.

[anuncio_1]

Programa noturno

Gugu Liberato
Reprodução / Record

No final dos anos 1980, o Programa Silvio Santos, do SBT, era líder de audiência aos domingos. Para tentar mudar isso, a Globo resolveu contra-atacar. Inicialmente, o canal contratou Gugu Liberato (foto acima) para concorrer com seu “mestre”, mas Silvio Santos atravessou a negociação e trouxe o “pupilo” de volta. Com isso, a Globo recorreu a Faustão, sucesso na Band com seu Perdidos na Noite.

Assim nasceu o Domingão do Faustão, que tomou a liderança de audiência nas tardes de domingo em pouco tempo. Em seus 32 anos de existência, o dominical passou por algumas fases em que penou diante da concorrência com o Domingo Legal, de Gugu. Mas, na maior parte de sua trajetória, foi líder absoluto.

Mas Faustão queria mais. Em 23 de outubro de 1993, numa entrevista ao Jornal da AESP, o apresentador profetizou que não ia ficar aos domingos por muitos anos e que almejava um programa noturno.

“Tenho um contrato até 98 e vou cumpri-lo, mas depois estou fora. Não vou passar a vida toda trabalhando aos domingos. Quero fazer um programa à noite. A Globo até já quis que eu fizesse junto com o Domingão, mas achei muito pesado. Não sei exatamente como vai ser, mas com certeza um programa de variedades para um público mais especifico”, revelou.

Talk show

Faustão e Gugu Liberato
Roberto Setton / Estadão

Apesar da “previsão” de Faustão, seu Domingão continuou no ar após 1998. No entanto, ele não desistiu de tentar emplacar uma nova atração. Assim, no mesmo ano de 1998, o animador ofereceu o projeto de um talk show para a GloboNews. A ideia era começar no canal pago, mas, se vingasse, a atração migraria para a TV Globo para concorrer com o Jô Soares Onze e Meia, do SBT.

O assunto veio à tona em 2000, quando o Domingão do Faustão vinha perdendo fôlego na concorrência com Gugu. Por conta disso, muitos diretores da Globo avaliavam que o ciclo do apresentador aos domingos estava prestes a se encerrar e relembraram a vontade de Faustão de comandar um programa de entrevistas, conforme revelava uma nota publicada pela Veja em 19 de julho de 2000.

No mesmo ano, Faustão começou a gravar alguns quadros do Domingão do Faustão na Globo de São Paulo – até então, o programa era gerado do antigo Projac, no Rio de Janeiro. Numa gravação, ele recebeu jornalistas e voltou a falar sobre a vontade de apresentar um talk show, mas sabia que isso dificilmente aconteceria.

“O comercial não vai querer. Eles não vão abrir mão do Domingão”, afirmou Faustão à Folha de S. Paulo, em 11 de novembro de 2000.

Bateu na trave

Domingão do Faustão
Divulgação / Globo

No entanto, em 2004, Faustão ficou bem próximo de realizar o sonho de ter seu próprio talk show. O apresentador negociava a renovação de seu contrato com a Globo e lutava para ganhar uma segunda atração no horário nobre da emissora.

O jornalista Daniel Castro, em nota publicada na Folha de S. Paulo de 3 de julho de 2004, informava que Faustão fazia algumas exigências para renovar seu acordo com o canal. Uma delas era que o Domingão fosse fixado na faixa entre 18h e 20h30 – na época, o programa tinha uma “primeira parte” às 15h, antes do futebol.

Já a segunda exigência era um novo programa, noturno, na segunda linha de shows da Globo (por volta das 23h30). O apresentador queria mostrar versatilidade numa nova atração, bem diferente do Domingão.

A ideia era fazer algo como uma mistura entre o tradicional late show de David Letterman e seu clássico Perdidos na Noite, reunindo num mesmo palco pessoas diferentes e dando espaço a músicos alternativos.

“Estou a fim de fazer outras coisas”, revelou Faustão na ocasião. No entanto, a ideia não vingou.

Mudança de canal

Domingão do Faustão - Lulu Santos
Reprodução / Globo

Faustão deixou a Globo em meados de 2021, colocando um ponto final no Domingão do Faustão. No ano seguinte, estreou Faustão na Band, atração noturna diária em sua nova emissora.

Curiosamente, o animador preferiu não tentar emplacar o projeto no qual lutou por anos na Globo. Em vez disso, preferiu apostar numa versão diária do Domingão, repetindo os mesmos quadros e atrações que comandou ao longo dos mais de 30 anos na Globo.

Como agora ele anunciou que vai dar um tempo na televisão, provavelmente vai se aposentar sem realizar seu maior sonho.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor