A Band é dona de diversos canais na TV por assinatura, além de seu próprio sinal de transmissão aberto e nacional. Tais emissoras são carregadas pela Newco, programadora pertencente ao Grupo Bandeirantes.
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Com pouca relevância no mercado, alguns dos canais do catálogo sequer são conhecidos do público. Além disso, o Grupo vive uma crise, intensificada pelo fiasco que foi a passagem de Faustão pela TV Band, que deixou um rombo milionário na emissora.
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Diante disso, surgiram comentários de que o grupo estaria prestes a encerrar as atividades do canal Terra Viva, da mesma maneira que aconteceu recentemente com o Smithsonian Channel. Porém, a Band desmentiu a informação.
É o fim?
Diante da crise, o Grupo Bandeirantes optou por enxugar os custos de operação de seus canais, chegando a esvaziar alguns deles e extinguir outros.
Na surdina, o Smithsonian Channel, que havia debutado no Brasil em 2019, foi descontinuado sem qualquer aviso prévio em 31 de dezembro de 2022.
Outras marcas, no entanto, estão na corda bamba e poderiam passar por algo semelhante muito em breve.
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O que aconteceu com o canal Terra Viva?
O grupo mantém o Band News TV, o BandSports, o Sabor & Arte, Arte 1, Terra Viva e Agro Mais em seu line up oferecido às operadoras de televisão por assinatura.
Porém, o Terra Viva não vive seus melhores dias. O canal perdeu relevância depois que os leilões de boi, que eram o carro-chefe da programação, passaram a ser transmitidos pela internet.
Para piorar, o conglomerado nacional lançou ainda o Agro Mais, que acabou servindo de complemento ao anteriormente citado, mas, no fim, se mostrou demasiadamente semelhante e com as mesmas premissas rurais.
Recentemente, o Terra Viva foi completamente enxugado e praticamente esvaziado. Sua equipe foi reduzida ao mínimo, o que poderia ser um prenúncio de seu fim.
Voltou atrás
Mas, procurado, o Grupo Bandeirantes de Comunicação afirmou que não pretende finalizar nenhum dos dois canais.
“Nada será fechado. Houve uma racionalização de operações entre os dois canais”, garantiu a empresa ao colunista Flavio Ricco, do portal R7.
Porém, o corte de gastos continua. Tanto que os planos de transformar o Canal 21 em uma emissora totalmente dedicada aos esportes já foram esquecidos.