Paraíso Tropical (2007) foi a novela escolhida pela Globo para substituir Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo. Mas, até bater o martelo, o canal considerou outras possibilidades – uma delas foi Salve Jorge (2012), que acabou voltando para a gaveta.

Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge
Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge (divulgação/Globo)

Trata-se de um processo comum quando a Globo precisa selecionar um novo título para sua tradicional faixa de reprises. Cada trama escolhida significa outras tantas descartadas, e pelos mais variados motivos.

Relembre agora cinco novelas que estavam na “agulha” para o Vale a Pena Ver de Novo, mas acabaram perdendo a vez na programação da Globo.

[anuncio_1]

Dancin’ Days

Dancin' Days - Gloria Pires, Reginaldo Faria e Sonia Braga
Sônia Braga, Gloria Pires e Reginaldo Faria em Dancin’ Days (Divulgação / Globo)

Um dos principais clássicos da obra de Gilberto Braga, Dancin’ Days, por muito pouco, não ganhou um repeteco “tardio”. A produção de 1978 chegou a ser cotada pela Globo para uma reprise em 1997, quase 20 anos depois de sua exibição original – algo incomum na época, quando a emissora dava preferência por títulos exibidos entre dois e cinco anos antes.

A ideia da emissora era celebrar os 20 anos da obra, em julho de 1998. Por isso, Dancin’ Days foi escalada para substituir a primeira reprise de A Viagem (1994), a partir de setembro de 1997.

Porém, a ideia não foi adiante, já que Gilberto Braga tinha planos para produzir um remake do folhetim – algo que acabou não acontecendo. Com isso, a Globo optou por Fera Ferida (1993) para o Vale a Pena Ver de Novo.

[anuncio_2]

Explode Coração

Explode Coração - Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz
Ricardo Macchi e Tereza Seiblitz em Explode Coração (Divulgação / Globo)

Novela que ditou moda por conta dos belos figurinos da cigana Dara (Tereza Seiblitz) e sua família, Explode Coração (1995) era uma trama bastante pedida para os fãs para um repeteco na Globo. O que, curiosamente, nunca aconteceu, apesar do sucesso que a trama alcançou em sua exibição original.

Mas foi por pouco. Em maio de 2000, a Globo enviou cinco novelas para a análise do Ministério da Justiça – era o início da classificação indicativa que determinava o horário de exibição dos programas de TV. Os títulos eram: A Próxima Vítima (1995), Roque Santeiro (1985), Corpo a Corpo (1984), De Corpo e Alma (1992) e Explode Coração.

As duas primeiras foram reprisadas, mas as demais acabaram sendo descartadas pela Globo. Isso porque, depois da reprise de Roque Santeiro, a emissora resolveu “inovar” e lançar a reprise do Você Decide no Vale a Pena. Foi um fiasco, que acabou sendo substituído pelo repeteco de A Gata Comeu (1985).

 

[anuncio_3]

Estrela-Guia

Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia
Guilherme Fontes e Sandy protagonizaram Estrela-Guia (divulgação/Globo)

No final de 2003, já estava tudo certo para que Estrela-Guia (2001) substituísse a reprise de Anjo Mau (1997) no Vale a Pena Ver de Novo. A ideia era dar visibilidade à dupla Sandy e Jr, que estava em fase de renovação do contrato com a emissora, mas fora do ar, já que o seriado que estrelavam havia sido encerrado.

A Globo, então, queria os irmãos de volta na programação, reprisando a novela de Ana Maria Moretzsohn na qual Sandy era a mocinha Cristal e Junior vivia o coadjuvante Zeca. O canal também planejava a volta da série estrelada pelos dois irmãos cantores.

Mas, na época, Sandy e Jr. estavam mais voltados ao início da carreira internacional e não renovaram o acordo com a Globo. Diante disso, a emissora resolveu que “não faria publicidade grátis” para a dupla e cancelou a reprise de Estrela-Guia. No lugar, Corpo Dourado (1998) reestreou, em janeiro de 2004.

Porto dos Milagres

Porto dos Milagres - Antonio Fagundes e Cássia Kis
Antonio Fagundes e Cássia Kis em Porto dos Milagres (Divulgação / Globo)

Sucesso de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Porto dos Milagres (2001) foi considerada pela Globo para substituir Força de um Desejo (1999) no Vale a Pena Ver de Novo, no início de 2006. No entanto, a intenção da Globo esbarrou nos critérios da classificação indicativa.

Em análise, o Ministério da Justiça apontou que Porto dos Milagres trazia “relação íntima, linguagem degradante e violência (assassinato, suicídio, agressão verbal e física)”, e, por isso, foi considerada imprópria para menores de 12 anos. Na época, atrações com o selo 12 anos só podiam ir ao ar depois das 20h, o que inviabilizou uma reprise à tarde.

Com o veto a Porto dos Milagres, a Globo recorreu a uma “re-reprise” de A Viagem (1994), que estreou em fevereiro de 2006. A trama espírita, então, se tornou a segunda novela da Globo a ganhar uma “segunda reprise” no Vale a Pena – a primeira foi A Gata Comeu, em 2001.

[anuncio_5]

Salve Jorge

Salve Jorge
Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge (divulgação/Globo)

Antes de bater o martelo e optar por Paraíso Tropical para substituir Mulheres Apaixonadas, a Globo considerou exibir Salve Jorge no Vale a Pena Ver de Novo. A escolha gerou polêmica, já que a trama esteve longe de ser considerada um sucesso e foi alvo de inúmeras críticas em sua exibição original.

Porém, a emissora tinha a intenção de “testar” a popularidade da trama de Gloria Perez, que é um verdadeiro fenômeno no Globoplay. O folhetim estrelado por Nanda Costa figura entre as novelas mais vistas da plataforma há anos.

Mas, de acordo com o portal Notícias da TV, a emissora mudou de ideia e optou por Paraíso Tropical, por considerar que a história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares é mais adequada para o período do verão. No entanto, não está descartado um retorno de Salve Jorge logo na sequência.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor