Dona de inúmeras personagens marcantes na telinha, Regina Duarte tem na viúva Porcina, protagonista de Roque Santeiro (1985), um de seus principais trabalhos. A atriz surpreendeu o público ao dar vida à espalhafatosa madame, que era apaixonada por Sinhozinho Malta (Lima Duarte).

Roque Santeiro - Lima Duarte e Regina Duarte
Divulgação / Globo

Apesar de ter feito muito sucesso vivendo a personagem na icônica obra de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, Regina Duarte não quis voltar a interpretá-la na Globo. A emissora a convidou para revivê-la durante uma ação do Criança Esperança, mas a atriz se recusou.

[anuncio_1]

Ícones das novelas

Deus Nos Acuda - Aracy Balabanian
Divulgação / Globo

Em 2015, a Globo lançava uma novidade no Criança Esperança. Era o Mesão da Esperança, uma bancada formada por celebridades que conversavam com os espectadores que faziam doações por telefone. A novidade deu certo e vem sendo realizada anualmente desde então.

Mas, naquele ano, a emissora comemorava seus 50 anos. Assim, como forma de celebrar a efeméride, o Criança Esperança promoveu um Mesão formado por atores de novelas e humorísticos revivendo personagens icônicos.

O Mesão com os personagens das novelas foi exibido ao vivo na tarde de sábado, em 15 de agosto de 2015, nos intervalos do Estrelas e do Caldeirão do Huck. A ação reuniu Francisco Cuoco, como Herculano Quintanilha, de O Astro (1977/78); José de Abreu como Nilo, de Avenida Brasil (2011); Aracy Balabanian como dona Armênia, de Rainha da Sucata (1990) e Deus nos Acuda (1992, foto acima), entre vários outros.

Sinhozinho sem Porcina

Roque Santeiro - Gracindo Jr e Lima Duarte
Divulgação / Globo

Outro personagem marcante das novelas a dar as caras no Mesão foi Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro. Lima Duarte topou aparecer na campanha beneficente da Globo revivendo o dono do bordão “tô certo ou tô errado?”. No entanto, ele surgiu sem a sua viúva Porcina.

De acordo com o portal Notícias da TV, em julho de 2015, Regina Duarte havia sido convidada para reviver Porcina na ação, mas ela recusou. A atriz teria justificado que se sentiria constrangida de repetir os trejeitos afetados da personagem enquanto falava ao telefone com espectadores.

No entanto, Regina não ficou de fora do Criança Esperança. A atriz participou do Mesão revivendo Maria do Carmo, sua personagem em Rainha da Sucata.

Estranhamento

Regina Duarte
Reprodução / YouTube

A atitude de Regina Duarte teria causado estranhamento nos bastidores da Globo. Afinal, a atriz já havia revivido sua personagem em ocasiões anteriores. Uma delas, inclusive, era bem recente.

Em junho de 2015, dois meses antes do Criança Esperança, Regina Duarte fez uma participação no Vídeo Show caracterizada como a personagem. Na ocasião, o extinto vespertino da Globo celebrava os 30 anos de Roque Santeiro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor