Nada feito: após processo, musa dos anos 70 fechou as portas na Globo
01/06/2023 às 15h20
Próxima novela das nove da Globo, Renascer já começa a render especulações quanto ao seu elenco. O remake da trama de Benedito Ruy Barbosa ainda não tem nenhum ator confirmado, mas vários nomes já surgem como fortes possibilidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos nomes especulados recentemente é o da atriz Sonia Braga (foto acima). Afastada das novelas da Globo desde Páginas da Vida (2006), a musa internacional estaria cotada para viver um papel de destaque na primeira fase do folhetim. No entanto, a atriz negou qualquer negociação nesse sentido.
Até porque o relacionamento de Sonia Braga com a Globo não anda dos melhores. Há alguns anos, a atriz chegou a processar o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Volta às novelas
Sonia Braga foi um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira nos anos 1970. No entanto, depois de atuar em Chega Mais (1980), a atriz deixou o Brasil para se dedicar à carreira internacional. Desde então, ela só reapareceu em novelas em duas ocasiões: numa participação em Força de um Desejo (1999), como Helena, e em Páginas da Vida (2006), como Tônia Werneck.
Esse jejum de 17 anos poderia ser quebrado em Renascer, remake da trama de 1993 (foto acima) que será atualizada por Bruno Luperi. Segundo o jornal Extra, a atriz estaria sendo sondada para viver um papel de destaque na primeira fase do folhetim, que deve substituir Terra e Paixão em janeiro de 2024.
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
No entanto, a atriz negou qualquer negociação nesse sentido. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, Sonia Braga afirmou desconhecer o assunto e que nunca foi procurada para negociar.
Processo
Na mesma nota, Ricco lembrou que Sonia Braga viveu uma batalha antiga com a Globo em razão do pagamento de direitos referentes a reprises de novelas que participou. Ou seja, sua relação com o canal não seria dos melhores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O colunista se refere a um processo que a atriz moveu contra a Globo por conta da reprise de Dancin’ Days no canal Viva em 2014. Na trama, um clássico de Gilberto Braga, a atriz encarnou Julia Matos, a protagonista do folhetim.
Porém, de acordo com o portal R7, em matéria publicada em novembro de 2014, a atriz entrou com uma ação contra a emissora na 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Sonia Braga cobrava seus direitos de imagem e exigia uma indenização por conta do repeteco.
“Eu sofro quando reprisam algo que fiz e não me pagam. Processei a Globo por isso. Há muitos anos, eu passei a ser uma exilada cultural. Ao mesmo tempo que sou uma representante do Brasil, não me chamavam para trabalhar”, reclamou a atriz à revista Elle, em 2016.
Precipitada
Mas, depois de toda esta confusão, Sonia Braga acabou perdendo o processo movido contra a Globo. O processo foi finalizado em 2018, quando a Justiça entendeu que a atitude da atriz foi precipitada.
Isso porque, de acordo com a Justiça, a Globo ainda estava dentro do prazo legal para o pagamento dos direitos à atriz. Com isso, a ação foi encerrada.