Nada feito: antes de partir, autor teve novela jogada no lixo pela Globo

07/12/2023 às 14h19

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Gilberto Braga e Dennis Carvalho

No ar no Vale a Pena Ver de Novo, Paraíso Tropical (2007) reúne algumas das principais características da obra de Gilberto Braga.  A trama traz o texto esperto, a crônica da sociedade carioca, o “novelão” bem armado, vilões carismáticos… Tudo o que tornou Braga um dos principais autores de novelas da TV brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gilberto Braga e Dennis Carvalho (Divulgação)

Porém, pouco antes de falecer, o autor viu a direção da Globo jogar no lixo uma nova novela sua. A trama estava sendo escrita para o horário das seis e, provavelmente, marcaria a volta de Malu Mader às novelas. Seria a volta de Gilberto Braga ao ar após o fracasso de Babilônia (2015), mas o profissional não conseguiu dar sequência ao projeto e morreu sem concluí-lo.

Um novo sucesso

Babilônia - Adriana Esteves, Camila Pitanga e Gloria Pires

Gloria Pires, Camila Pitanga e Adriana Esteves em Babilônia (Divulgação / Globo)

Em entrevista à jornalista Cristina Padiglione, João Ximenes Braga – autor de Babilônia com Gilberto Braga e Ricardo Linhares – contou que, mesmo adoentado, Giba sonhava em emplacar um novo sucesso. Ele não queria que seu último trabalho fosse a malfadada trama estrelada por Gloria Pires, Camila Pitanga e Adriana Esteves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor, então, tentou emplacar uma minissérie sobre Elis Regina e uma nova versão de Brilhante (1981), intitulada Intolerância. Gilberto Braga chegou a escrevê-las, mas os projetos não foram adiante.

Mas, em seguida, o novelista finalmente conseguiu ver aprovada uma nova novela na Globo. Feira das Vaidades, adaptação de Vanity Fair de William Makepeace Thackeray, entrou para a fila das novelas das seis da emissora e, a princípio, substituiria Além da Ilusão.

LEIA TAMBÉM:

[anuncio_2]

Trabalho iniciado

Anos Rebeldes - Cássio Gabus Mendes e Malu Mader

Cássio Gabus Mendes (João Alfredo) e Malu Mader (Maria Lúcia) em Anos Rebeldes (Divulgação / Globo)

Feira das Vaidades girava em torno de duas mulheres, uma rica e uma pobre. Esta última consegue mudar de status ao se casar com um homem bem abastado. Mas ela volta à pindaíba depois que ele perde toda a sua fortuna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gilberto Braga escrevia a trama com Denise Bandeira. O diretor Dennis Carvalho, antigo parceiro de Giba, comandaria os trabalhos. O elenco também já começava a ser pensado e contaria com outros parceiros de longa data do autor, como Malu Mader e Cassio Gabus Mendes – que protagonizaram Anos Rebeldes (1992), minissérie do autor.

Os autores já trabalhavam firme no texto. A ideia era adaptar a história original, que se passa na Inglaterra do século 19, para o Rio de Janeiro dos anos 1920. 80 capítulos foram escritos.

Thumbnail Video Youtube

 

No lixo

Gilberto Braga

Autor Gilberto Braga, falecido em 2021 (Divulgação / Globo)

Mas, depois de todo esse trabalho, a Globo simplesmente cancelou a produção de Feira das Vaidades. O veto aconteceu, de acordo com João Ximenes Braga, durante a pandemia da Covid-19, momento em que a emissora não achava prudente investir em novelas de época.

“Mas Feira das Vaidades foi cancelada este ano, segundo ele [Gilberto Braga] me disse, porque diante da crise da pandemia a emissora não mais faria produções de época. No mesmo telefonema em que me contou isso, disse que lhe encomendaram uma novela das nove e perguntou se eu achava que Intolerância poderia ser adaptada para o horário”, relembrou João Ximenes Braga.

No entanto, Gilberto Braga se foi pouco tempo depois. O autor faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, por conta de uma infecção sistêmica. Ele enfrentava complicações de um AVC.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.