Canal da Globo na TV por assinatura, o Viva é responsável por trazer de volta as novelas que foram exibidas pela emissora carioca. Porém, nem todas chegam a ganhar uma chance.

Thiago Lacerda em Pecado Capital
Thiago Lacerda em Pecado Capital

No ar desde 2010, o canal pago já trouxe de volta tramas que marcaram época, como Vale Tudo (1988), A Viagem (1994) – que pode ser revisitada em nova reprise atualmente -, Por Amor (1997), O Clone (2001), entre outras.

Porém, outras tantas novelas acabaram engavetadas pelo Viva. O canal já chegou a cogitar várias tramas até por mais de uma vez, mas acabou desistindo depois. Entre os diversos títulos, estão Pecado Capital (1998) e Cara & Coroa (1995).

Viva desistiu de reprisar novela duas vezes

Um dos casos que mais chama atenção envolve o remake de Pecado Capital. O clássico de Janete Clair, adaptado por Gloria Perez, já chegou a ser escalado para reprise em duas oportunidades, mas cancelado em ambas.

Em 2013, a emissora anunciou que a trama protagonizada por Eduardo Moscovis, Carolina Ferraz e Francisco Cuoco seria a substituta de Felicidade (1991) na grade. No entanto, a rejeição do público nas redes sociais acabou provocando a desistência. No lugar, entrou o remake de Anjo Mau (1997).

Um ano depois, o Viva tentou emplacar novamente Pecado Capital substituindo a primeira reprise de História de Amor (1995), mas o folhetim acabou indo para a gaveta novamente.

Novelas foram esquecidas pelo Viva

Lua Cheia de Amor - Arlete Salles e Carlos Zara
Carlos Zara e Arlete Salles em Lua Cheia de Amor (divulgação/Globo)

Diante da desistência, o canal da Globo abriu uma enquete para pedir a opinião do público sobre qual novela deveria ocupar a vaga. A mais votada foi Tropicaliente (1994), que ganhou a reprise. Em segundo lugar, ficou Despedida de Solteiro (1992), que voltou ao ar na sequência.

No entanto, Lua Cheia de Amor (1990), que ficou em terceiro lugar na enquete, acabou sendo completamente esquecida e nunca foi reprisada.

Outra trama que foi para a gaveta e acabou esquecida foi Jogo da Vida (1981). A obra de Silvio de Abreu chegou a ser programada para a faixa das 15h30, mas perdeu a vaga para Bebê a Bordo (1988).

Reprises engavetadas

Um dos clássicos de Cassiano Gabus Mendes, Ti Ti Ti (1985) chegou a ter peça institucional de estreia divulgada em 2020, mas o canal desistiu de exibi-la e colocou no lugar Brega & Chique (1987), também assinada pelo autor.

Anunciada para a faixa das 23h, Roda de Fogo (1986) também terminou engavetada e foi trocada por Explode Coração (1995). Não foi dada uma justificada pelo cancelamento, mas tudo leva a crer que seja pelo fato da novela protagonizada por Tarcísio Meira não ter o capítulo 90 disponível.

A exibição de Cara & Coroa também foi anunciada pelo canal pago, mas subiu no telhado. A explicação era de que a Globo não conseguiu resolver as questões envolvendo os direitos autorais do folhetim a tempo para a reprise. Mais recentemente, Um Anjo Caiu do Céu (2001) chegou a ser cotada para a faixa das 13h, mas perdeu lugar para Corpo Dourado (1998).

Outras produções clássicas como Gabriela (1975) e Locomotivas (1977) também chegaram a ser apontadas pela imprensa para serem reprisadas no Viva, mas isso nunca aconteceu. No caso de Gabriela, a novela não voltará porque os direitos da obra de Jorge Amado atualmente pertencem à Warner Bros. Discovery.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.