André Santana

Patrícia Abravanel herdou do pai o Programa Silvio Santos, o mais tradicional programa de domingo da televisão brasileira. Mas não é ela a real sucessora do animador no que se refere a tempo de tela e relevância na grade dominical.

Celso Portiolli e Silvio Santos
Celso Portiolli e Silvio Santos

Este posto pertence a Celso Portiolli, que passou a ficar nada menos que sete horas ininterruptas no ar recentemente. Com o fim do programa Eliana, o Domingo Legal foi esticado, resgatando o formato clássico do programa do patrão.

Em seus áureos tempos, Silvio Santos ocupava 12 horas da grade dominical. Celso Portiolli não chegou a tanto, mas está no caminho.

Leia também: Atriz que brilhou em No Rancho Fundo ganha papel em outra novela da Globo

Domingo Legal turbinado

Com a transferência de Eliana para a Globo, o Domingo Legal ocupou a maior parte da lacuna deixada pela loira. A atração passou a ser exibida das 11h15 às 18h15, somando nada menos que sete horas da grade do SBT.

O programa de Celso Portiolli já havia adotado um formato no qual cada quadro poderia funcionar como um programa à parte. Assim, com o aumento do espaço, aumentou também o número de quadros.

Os games Passa ou Repassa, Quem Arrisca Ganha Mais e Até Onde Você Vai? ocupam a maior parte da atração. Quadros como Telegrama Legal e Famosos da Internet preenchem o tempo restante.

Leia também: Após 28 anos, Carolina Dieckmann e Murilo Benício podem se reencontrar em Vale Tudo

O “novo” Programa Silvio Santos

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel
Patricia Abravanel à frente do Programa Silvio Santos (Reprodução / SBT)

No tempo em que chegou a ocupar 12 horas da programação dominical, Silvio Santos fazia algo parecido na atração que levava seu nome. O Programa Silvio Santos era, na verdade, uma sucessão de quadros que funcionavam como programas separados, como Domingo no Parque, Qual é a Música e Show de Calouros.

Esse era o “truque” que Silvio Santos usava para não cansar o público. O espectador tinha a sensação de estar assistindo a vários programas diferentes, todos apresentados pelo dono do Baú.

Sob esta perspectiva, o Domingo Legal tornou-se o “novo” Programa Silvio Santos. O atual formato do programa de Celso Portiolli repete a mesma estratégia usada por tantos anos pelo “patrão”, numa formatação que se mostra eficaz para segurar tanto tempo no ar com fôlego.

Leia também: Após polêmica, Tiago Leifert mantém críticas a Vini Jr.: “Se doeu, é porque é verdade”

Sucessor de Silvio Santos

Isso faz com que, na prática, Celso Portiolli seja o real sucessor de Silvio Santos no SBT. É ele o atual dono do domingo da emissora, posto que sempre foi do homem-sorriso. E é ele a figura do atual elenco do SBT que mais se identifica com a própria emissora.

Assim como é impossível imaginar Silvio Santos em outra emissora – embora ele tenha passado também por Globo, Tupi e Record -, é impossível imaginar Celso Portiolli longe dali. Na ausência de Silvio Santos, é ele quem está levando adiante o legado do canal.

Patrícia Abravanel assumiu o comando do programa que leva o nome de seu pai. Porém, considerando tudo o que Silvio Santos representa no SBT, do ponto de vista artístico e identitário, é Celso Portiolli quem assumiu a vaga deixada pelo veterano. O domingo é dele.

Leia também

Substituída por Eliana, apresentadora da Globo soltou o verbo: “Com raiva”

Novela cancelada e mais: como será a programação da Globo nas Olimpíadas de Paris

Astro dos anos 90 morreu cedo após lutar contra excesso de peso

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor