Na tentativa de salvar Travessia, autora modificou os principais personagens
19/12/2022 às 18h15
Travessia, trama do principal horário de novelas da Globo, ainda não mostrou a que veio. Com números bem distantes do que a emissora desejava, a história de Brisa (Lucy Alves) precisou passar por mudanças para tentar salvar alguma coisa da terra arrasada que se transformou o enredo da obra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com as alterações naturais, é como se os personagens dançassem conforme a música que vai tocando naquele momento e levando os seus perfis para bem longe do pretendido pela própria autora, praticamente virando outra telenovela. Porém, continuando muito longe do que o público gostaria de assistir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os personagens principais, por exemplo, passaram por uma série de mudanças ao longo da narrativa. Alguns se transformaram em outras pessoas, enquanto outros passaram a andar em círculos. Quase ninguém ficou ileso.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Perdeu tudo! O drama de Chiara
Chiara (Jade Picon) é um destes casos em que prometeu tudo e não entregou nada. Pelo contrário. A jovem não emplacou, foi rejeitada pelos espectadores e perdeu espaço. Hoje, aparece bem pouco e só serve como “a namorada de Ari” (Chay Suede). Ela só foi fundamental para que a trajetória do maranhense se cumprisse, e nada mais.
Com isso, até a doença que a personagem teria, e que estava prevista na sinopse, simplesmente será atribuída a uma outra personagem. Assim, Guida (Alessandra Negrini) é quem será diagnosticada com a síndrome de Münchausen. Trata-se de uma enfermidade mental que faz com que o paciente passe a simular ou forçar o aparecimento de sintomas ou até doenças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Claro que, para Negrini, o drama lhe caiu dos céus como um presente. Sua personagem não tinha história e só servia para ter ciúmes do marido com a irmã. Com a oportunidade de mostrar mais de si, e claro, com sua experiência, a personagem poderá chamar muito mais a atenção e render na trama. Neste caso, uma mudança de perfil bastante positiva.
De repente mau
Quem também vive uma transformação é Moretti (Rodrigo Lombardi). Como a trama carecia de um vilão, o empresário foi alçado a este posto. Aos poucos, Moretti foi ficando cada vez mais malvado e acabou ganhando ares de vilão de novela mexicana.
No posto, o malvado se tornou a grande pedra no sapato de Oto e Brisa. Além disso, ele tramou e executou um plano maquiavélico de acabar com a vida de Otto (Romulo Estrela), mas atropelou a pessoa errada. E ainda vai aprontar bem mais!
Casal lento
E por falar em Oto, esperava-se que um hacker fosse um pouco mais esperto. Afinal, o galã esteve com a faca e o queijo na mão para perceber que o atropelamento era, na verdade, um atentado contra ele. Porém, ele foi incapaz de ligar os pontos e ver a verdade que estava debaixo de seu próprio nariz. Deve ser a proximidade com Brisa. A mocinha é tão bobona que deixou o namorado no mesmo ritmo.
A nordestina já perdeu a guarda do filho, morou de favor, foi acusada de um crime que não cometeu, e foi até presa. Mas continua completamente apática.
Melhor ou pior?
Na certa, não foi essa heroína original que Gloria imaginou, mas foi o que acabou acontecendo. Nem parece que a heroína foi concebida na mesma mente por trás de Jeiza (Paolla Oliveira), Ritinha (Isis Valverde), Bibi Perigosa (Juliana Paes), Jade (Giovanna Antonelli) e tantas outras.
Por fim, Travessia ficou bem diferente do que estava inicialmente previsto. As alterações, que poderiam ser positivas, acabam jogadas e mal desenvolvidas.