Musa trans revelou namoro com machão dos anos 80: “Era proibido”

Roberta Close

Reprodução / YouTube

Numa época em que a Censura do regime militar e o conservadorismo dominavam o país, Roberta Close ganhou o título de musa, quebrando barreiras. Ela foi uma das primeiras mulheres trans a ganhar a mídia e o público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / YouTube

Atualmente, aos 58 anos, ela leva uma vida discreta na Suíça, ao lado do marido Roland Granacher.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A curiosidade acerca da vida e da carreira de Roberta, contudo, permanece. Nos últimos tempos, ela entregou diversas histórias em entrevistas e lives, como a que fez com o produtor musical Rodrigo Faour.

Sucesso

Roberta Close rememorou o início de sua trajetória artística.

“Tudo começou por acaso. Eu estava parada numa rua em Copacabana quando passaram o Guilherme Araújo (produtor) e o Caetano Veloso de carro. Eles pararam e vieram falar comigo. Guilherme disse que tinha gostado muito de mim e me chamou para conhecer a agência dele”, contou.

“Meu namorado quase não deixou por causa de ciúme. Mas acabei indo lá. Era 1980 e eu tinha só 16 anos. Logo depois fiz meu primeiro ensaio para a revista ‘Close’ e comecei a aparecer nos bailes que o Guilherme promovia”, prosseguiu.

Durante o papo, a artista revelou que, durante os primeiros trabalhos, chegou a ficar nua – antes da cirurgia para redesignação de sexo.

“Meu encontro com Jece Valadão (ator) no Chacrinha deu muita mídia. Logo depois fui fazer uma peça com ele, ‘Somente às quartas-feiras’. Ficamos mais de um ano em cartaz. Eu ficava nua em cena, mas não tinha problema. Eu tinha um corpo lindo e sempre fui muito feminina”, destacou.

Romances

Reprodução / YouTube

Uma das surpresas da entrevista ficou por conta da confidência de Roberta Close sobre os homens com quem se relacionou. Muitos faziam a linha “machão”. Jece, morto em 2006, foi um deles.

“Todos os machões se rendiam a Roberta Close. Tanto que tive um affair com o cantor Waldick Soriano”, admitiu.

Waldick, falecido em 2008, foi um dos nomes de maior repercussão do cenário musical nas décadas de 1970 e 1980.

Anteriormente, em matéria para o programa de Amaury Júnior, Roberta deu detalhes do envolvimento com o ator Richard Gere, galã de filmes como Uma Linda Mulher (1990) e Outono em Nova York (2000).

“Saíram fotografias nossas no fundo de uma festa. Agora ele está casado com uma menina maravilhosa na Espanha”, entregou.

Outras confidências

Reprodução / Facebook

Na mesma entrevista a Amaury, Roberta Close deu detalhes sobre a cirurgia para mudança de sexo, realizada em Londres.

“No Brasil, era proibido. Os médicos ingleses me ajudaram e falaram que eu estava certa em fazer para ter uma qualidade melhor para se comportar como mulher e fêmea que sempre fui”, confidenciou.

“Fui lá para fora trabalhar e numa noite, um rapaz disse: ‘Gostei muito de você’. Falei: ‘Estou trabalhando, porque preciso levantar uma certa quantia de um sonho que eu tenho’. Ele disse: ‘É muito?’ Confirmei. Ele disse: ‘E se eu der esse presente pra você?’”, revelou.

“Eu senti que ele estava interessado. Quando chegou, ele veio com o dinheiro e disse: ‘Aqui está seu sonho.’ Fiquei completamente gelada. Não sabia o que fazer. Fiquei muito nervosa. Não esperava”, concluiu.

Sair da versão mobile