Há 26 anos, o Brasil perdia Paulo Ubiratan, considerado um dos maiores diretores de TV do país. O profissional faleceu em 29 de março de 1998, aos 51 anos, vítima de um infarto. Na época, ele dirigia a novela Por Amor (1997), da Globo.

Paula Burlamaqui como Lígia em Elas por Elas
Paula Burlamaqui como Lígia em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Anos depois, a atriz Paula Burlamaqui, que trabalhou com o diretor em Pedra Sobre Pedra (1992), fez uma revelação inusitada. A artista, atualmente no ar como Lígia em Elas por Elas, contou que Ubiratan morreu transando.

História na TV

Paulo Ubiratan
O diretor Paulo Ubiratan

Paulo Ubiratan começou a trabalhar na TV como coordenador de produção da novela Simplesmente Maria (1970), na TV Tupi. Na mesma emissora, atuou como assistente de direção de Hospital (1971).

Em 1978, o profissional chegou à Globo como assistente de direção em O Pulo do Gato. Na sequência, foi diretor de Sinal de Alerta (1978), Água Viva (1980) e Baila Comigo (1981), entre outros sucessos.

Ubiratan passou a ser creditado como diretor geral em Elas por Elas (1982), cargo que também ocupou em outros clássicos, como Fina Feliz (1982) e Roque Santeiro (1985). Em 1996, tornou-se diretor de núcleo, responsável por Anjo de Mim (1996), A Indomada (1997), Por Amor, Corpo Dourado (1998) e Era Uma Vez… (1998).

Na vida pessoal, Paulo Ubiratan foi casado com a atriz Natália do Vale e com a jornalista e ex-modelo Valéria Monteiro, ex-apresentadora do Fantástico, com quem teve uma filha, Vitória.

Revelação inusitada

No ar como a analista Lígia em Elas por Elas, Paula Burlamaqui começou sua carreira como modelo no final dos anos 1980 e se destacou ao participar do famoso quadro Garotas do Fantástico. A estreia como atriz de novelas aconteceu em O Outro (1987) e, desde então, a artista vem emendando trabalhos na TV.

No ano passado, Paula Burlamaqui participou do podcast Papagaio Falante e revelou que teve um namorico com Paulo Ubiratan durante uma novela.

“Ele era muito bonito e era bom de fazer elenco. Namorei um pouco com ele quando a gente fazia Pedra Sobre Pedra (1992). Várias namoraram ele. Ele comia a novela inteira. Pegava geral, pronto falei”, disparou a atriz.

“Teve uma morte boa”

Ao falar da morte do diretor, Paula disse que chegou até ela a informação de que Paulo Ubiratan teve um infarto enquanto fazia sexo.

“Eu amava o Paulo, meu amicíssimo, a gente ia jantar sempre. Amava ele. Fiquei tão triste quando ele faleceu, teve um infarto. Mas dizem que ele morreu transando, não sei se isso é verdade, me falaram que ele morreu transando com uma gata. Teve uma morte boa”, comentou.

“Coitada, deve ter sido traumático para ela [mulher que estava com o diretor]. Não sei nem se é verdade, mas me falaram”, finalizou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor