Musa que mexeu com o Brasil nos anos 90 vive reclusa no meio do mato

Malu Bailo em vídeo recente

Malu Bailo em vídeo recente

Uma das strippers mais famosas das noites de São Paulo, Malu Bailo (foto abaixo) se tornou um fenômeno na década de 1990, quando atuou em várias apresentações em um luxuoso restaurante da capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Malu Bailo em vídeo recente – Reprodução / YouTube

Por conta do estrondoso sucesso que fazia, Malu chegou a receber convites para fazer programa. Ela também terminou um relacionamento de 11 anos por não querer engravidar do ex-marido.

Começo da carreira

Malu Bailo nasceu numa família grande no interior do Paraná, mas foi criada na cidade de Americana, em São Paulo. Assim que se mudou para capital, iniciou sua carreira de atriz, aos 17 anos, fazendo apresentações em um teatro pornô no centro da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi durante uma dessas apresentações que Malu apareceu no Comando da Madrugada, de Goulart de Andrade (foto acima). A partir daí, ela despertou a atenção do público.

Logo em seguida, ela foi contratada para entrar nua, segurando um aviãozinho, numa clara referência à controversa capa do disco do Blind Faith de 1968, durante uma exposição erótica que ocorreu em setembro de 1993, promovida pelos artistas plásticos Maria Clara Fernandes e Edi Cavalcanti. A presença da modelo naquele evento se tornou um grande sucesso, saindo em todos as colunas sociais dos jornais da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Depois disso, a stripper passou a ser chamada para fazer a entrada em vários bares da moda. Tempos depois, tornou-se estrela de um show que a transformou em um símbolo cult da cidade.

O estouro no restaurante Helena

Reprodução / Playboy

No entanto, o grande estouro na carreira de Malu Bailo aconteceu quando ela passou a fazer strip-tease no restaurante de comidas afrodisíacas Helena, na zona oeste de São Paulo.

“Depois da performance do aviãozinho, fui chamada por outra artista plástica, a Patrícia Magano, para fazer a abertura da exposição dela no Helena. Deu tanta repercussão que o pessoal do próprio restaurante me contratou para fazer o show de 15 em 15 dias”, contou ela em entrevista ao site Universa, do portal UOL, em 3 de agosto de 2017.

Ainda no Helena, Malu chegou a se fantasiar de noiva e, logo em seguida, passou a encarnar vários personagens importantes, como a ex-primeira dama dos Estados Unidos Jaqueline Kennedy e as atrizes Audrey Hepburn e Rita Hayworth. Para cada personagem, era feita uma superprodução, com direito a uma trilha própria. O público que frequentava o local delirava com as performances da stripper.

A repercussão foi tamanha que o público pagante fazia fila na porta do Helena, o que causou revolta na vizinhança. Moradores da região chegaram a fazer um abaixo-assinado para pedir o fim do show, que consistia em Malu descendo a escada do restaurante para, em seguida, subir no balcão do bar e tirar peça por peça, menos a calcinha.

“Isso a gente manteve até o fim, porque não se tratava de um espetáculo erótico, mas sensual. Em compensação, para tirar o sutiã era uma novela. Ela enrolava os 25 minutos”, disse Renato Fernandes, que dirigiu as apresentações da artista, em entrevista ao Universa.

Segundo Malu Bailo, muitas mulheres procuravam por ela para perguntar como se fazia para tirar a roupa e andar de salto alto, sem ser vulgar. Elas queriam fazer o mesmo em casa, com seus maridos.

Convites para fazer programa

Reprodução

Não demoraria muito para que os frequentadores oferecessem fortunas para Malu Bailo fazer programa com eles. A stripper garantiu na entrevista que nenhum convite para programas chegou até ela. É que Renato, que acabou se tornou administrador de toda a carreira de Malu, “barrava” as propostas.

Para isso, ele passou a proibir garçons de levar recados à estrela em seu camarim. Ele também proibiu que os frequentadores do local tocassem em Malu durante as apresentações.

Malu também se destacou ao aparecer em programas de televisão, como de Amaury Jr., Hebe Camargo e Jô Soares. Em julho de 1997, ela posou nua para a revista Playboy e comprou uma casa com o dinheiro que recebeu.

Ainda no mesmo período, ela atuou na peça Cheque ou Mate, na qual dividiu a cena com Raul Cortez. Na ocasião, ela ganhava o segundo maior cachê do elenco, por aparecer durante 15 minutos com os seios à mostra. Malu também fez uma ponta na novela Torre de Babel (1998), vivendo uma amante de Henrique, personagem de Edson Celulari.

Relacionamentos e reclusão

Paulo Sampaio / UOL

Apesar de ser desejada por inúmeros homens, Malu se relacionou com apenas duas pessoas: com uma mulher e com o executivo holandês Peter Van Voorst, com quem permaneceu casada durante 11 anos. Só que o casamento terminou por ela não querer ter filhos.

Malu revelou que se entristece ao ver uma gestante, por acreditar que o mundo não comporta mais tanta gente. Apesar da traumática separação, a stripper e o empresário são amigos até hoje.

Atualmente, aos 55 anos, Malu Bailo vive uma vida reclusa e afirma preferir a companhia dos animais. E, por fim, a eterna musa admitiu que se cansou da fama.

“Não entendo esse encanto dos artistas com os fãs. Pra mim, o cara que dá autógrafo é tão idiota quanto o que pede. Aliás, na maioria das vezes a pessoa nem sabe por que está pedindo aquela assinatura”, disparou.

“As pessoas hoje se orgulham de ser idênticas uma das outras. O cabelo é igual, o sapato, o dente, a cara toda. Até as coisas que elas dizem. Você já reparou?”, perguntou.

Sair da versão mobile