Afastada da televisão desde 2012, após brilhar como Candinha, mulher de Nerso da Capitinga (Pedro Bismark), num dos mais famosos quadros do Zorra Total (1999-2015), Luciana Coutinho dedica-se hoje ao teatro.

Zorra Total - Luciana Coutinho

A atriz, que mantém um projeto social ligados aos palcos, revelou um arrependimento em entrevistas: o do vício em remédios para emagrecer. Ela, inclusive, fala sobre o assunto como um alerta para outras mulheres.

O sucesso no Zorra

Luciana Coutinho nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 1967. A atriz formada no teatro também batalhou como modelo; a direção e produção cultural completam o currículo de Luciana.

Ela estreou na TV com pequenas pontas em novelas e minisséries como Quatro por Quatro (1994), Decadência (1995) e O Fim do Mundo (1996). O papel de maior destaque, contudo, foi o de Candinha…

Na pele da caipira nada ingênua que sempre alertava o marido sobre as cantadas que recebia, a artista ganhou fama em todo o país. Durante a estadia no programa, de 1999 a 2012, ela seguiu no teatro: em A Filha da… (2002) foi dirigida por Marília Pêra.

Problemas na vida pessoal

Luciana Coutinho

Hoje com 56 anos, Luciana Coutinho relembra o trabalho no humorístico da Globo e os ensaios para revistas masculinas sem lamentos. Ela, porém, busca por outros perfis nos projetos que faz atualmente.

“Hoje sou uma senhora (risos)”, brincou em entrevista ao jornal Extra, em julho de 2016, distanciando-se da imagem de símbolo sexual que a acompanhava.

Fora do vídeo, Luciana enfrentou dificuldades para engravidar, conforme explicou na mesma matéria:

“Naquela época, eu tomava remédio para emagrecer. Com a tentativa de engravidar durante quatro anos, acabei engordando por conta dos tratamentos. Na gravidez ganhei mais 13kg. Ainda perdi 20kg depois que o Lucca nasceu, e hoje peso 89kg. […] Queria emagrecer mais um pouco e chegar aos 79kg”.

Alerta mais do que necessário

Luciana Coutinho

O uso de medicações para o controle do peso causou arrependimento em Luciana Coutinho, que voltou ao assunto em entrevista a Lucas Hit, do canal Clube da VIP, no YouTube, em 2021.

“Na verdade, só tem uma coisa da qual me arrependo. Tomei muito remédio para emagrecer. Gosto de falar isso para que sirva de alerta. Tomava desde minha época de modelo, quando fui trabalhar na Europa. Eu só ficava doente, não comia nada. Era um vício e tive que me tratar com a ajuda de um psiquiatra”, confidenciou.

A necessidade de manter-se dentro de um padrão interferiu, inclusive, no desejo de ser mãe.

“Era uma cobrança interna minha. Vinha de fora também, mas eu vivia muito preocupada com a forma que as pessoas me viam. O vício me trouxe muitos problemas depois, como a dificuldade de engravidar. Precisei fazer cinco fertilizações e só fiquei grávida aos 47 anos”, relatou.

Por onde anda Luciana Coutinho?

Luciana Coutinho

Casada com o diretor Ricca Bastos desde 2005, Luciana deu à luz ao filho Lucca em 2014. Atualmente, ela mantém o projeto social Teatro de Bolso Sonho Cultural, que montou no Recreio Shopping, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O projeto é mantido pela atriz, com dinheiro do próprio bolso, desde 2003. Ela ainda oferece aulas de interpretação para pessoas que não têm condição de pagar.

Devido à sua atuação nesta ação social, que leva crianças carentes ao teatro, a atriz recebeu uma moção da Câmara dos Vereadores do Rio. Ela também segue nos palcos, enquanto aguarda convites para voltar à telinha.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor