Musa da Globo nos anos 80 e 90, Cláudia Alencar, que viveu Laura em Tieta, está longe das novelas desde 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cláudia Gomes de Alencar nasceu em 12 de julho de 1950, em São Paulo. Ela é bacharel em teatro pela USP e chegou a lecionar artes cênicas. Ela também cursou ciências sociais e foi filiada à Aliança Libertadora Nacional, sendo presa e torturada em 1972.
Cláudia estreou na televisão em 1975, na TV Cultura. No ano seguinte, fez sua primeira novela, Canção para Isabel, na Tupi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após algumas novelas nessa emissora, na Bandeirantes e no SBT, ela estreou na Globo na minissérie Padre Cícero, em 1984.
Seu primeiro papel de destaque veio em 1986, quando viveu Patativa, uma das mulheres de Tabaco em Roda de Fogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 1989, a atriz viveu a fogosa Laura em Tieta. No final da novela, foi revelado que ela era a Mulher de Branco, figura misteriosa que atacava os homens de Santana do Agreste.
Nos anos 90, Cláudia esteve em Fera Ferida, Cara e Coroa, Anjo de Mim e Hilda Furacão. Nos anos 2000, fez Esplendor, Porto dos Milagres, O Quinto dos Infernos e Kubanacan.
Em 2005, ela foi para a Record, para atuar em Prova de Amor, Alta Estação, Os Mutantes e Vidas em Jogo.
Voltou para a Globo em 2015, em Felizes para Sempre. Em março de 2017, fez sua última novela até o momento, com uma participação em Rock Story, como Tetê Lima.
O que aconteceu com Cláudia Alencar, a Laura de Tieta?
Atualmente com 74 anos, a atriz também é artista plástica e faz diversos tipos de conteúdo nas redes sociais. Ela foi casada com Bóris Galperin e teve dois filhos, Yan e Cristal.
Em entrevista à revista Quem, ela disse que não entendia porque não era mais chamada para novelas.
“Não estou sendo chamada para nada. Se fosse uma velhinha carcomida de setenta anos seria mais chamada. Com a minha saúde e beleza, eles não sabem o que fazer comigo. Gostaria de fazer séries na Globoplay, na Netflix, no Prime Video. Adoraria voltar para o set”, desabafou.
Desde 2023, Cláudia vem enfrentando sérios problemas de saúde. Ela foi internada com uma grave infecção após realizar uma cirurgia na coluna.
Em junho, após seis meses hospitalizada, Cláudia recebeu alta médica. Sete dias depois, no entanto, passou por uma cirurgia de emergência.
Ela ainda voltou ao hospital em julho, com trombose, e foi para casa no final do mês.
Desde então, ela precisa fazer fisioterapia e musculação periodicamente para recuperar plenamente seus movimentos corporais.