Musa de Senhora do Destino confessou problemas com álcool: “Tenho recaídas”

Senhora do Destino

Destaque de Senhora do Destino, novela que está sendo exibida pelo canal Viva, Bárbara Borges (na foto abaixo, com Mylla Christie) venceu a final do reality show A Fazenda 14 em dezembro do ano passado. A atriz e ex-paquita recebeu 61,14% dos votos e levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão, derrotando Bia Miranda e Iran Malfitano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expondo publicamente uma situação complicada que está vivendo nos últimos anos, Bárbara Borges nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro de 1979. Sua estreia na televisão aconteceu quando ela tinha 16 anos, como uma das Paquitas da apresentadora Xuxa Meneghel, em 1995. Este trabalho durou quatro anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decidida a seguir a carreira de atriz, Bárbara atuou na peça A Lista, de Oswaldo Montenegro, em 1999. Paralelamente, fez faculdade de Artes Cênicas, se formando em 2001, ano em que fez sua primeira novela, Porto dos Milagres, onde viveu Luísa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

No ano seguinte, a artista integrou o elenco de Malhação, onde viveu a vilã Thaíssa, que fazia tudo para separar o casal protagonista Júlia (Juliana Silveira) e Pedro (Henri Castelli). A personagem fez tanto sucesso que acabou participando da temporada seguinte. Nesta fase, ela acabou iniciando um romance com Maumau, papel de Cauã Reymond.

Maior sucesso na carreira

Em 2004, ela teve o papel mais famoso de sua carreira em Senhora do Destino, onde viveu Jenifer, filha do bicheiro Giovanni Improtta (José Wilker), que viveu um romance com a médica Eleonora (Mylla Christie), sobrinha de Maria do Carmo (Susana Vieira), gerando um enorme conflito entre as famílias.

No podcast Novela das 9, do Gshow, a atriz lembrou com carinho dessa personagem.

“Foi um grande divisor de águas na minha vida, porque foi um dos maiores sucessos da Globo, e a personagem também trazia ali um assunto muito importante. Se a gente tá hoje em 2021 e ainda temos que ser firmes para falar sobre a homossexualidade de forma natural, quebrando todos os tabus, todos esses preconceitos, imagina na época?”, reflete.

Após este trabalho, ela participou de outros programas da casa, como Sob Nova Direção, Carga Pesada, A Diarista e a novela Pé na Jaca. No ano de 2007, Bárbara esteve em mais um folhetim de Aguinaldo Silva, Duas Caras, onde ela viveu Clarissa, uma jovem que convivia com dislexia.

Mudança de emissora e drama pessoal

Ao fim da trama, Bárbara ainda esteve presente na segunda temporada do Circo do Faustão, quadro do Domingão, e, em 2009, assinou contrato com a Record.

Na nova emissora, a atriz esteve presente nas seguintes produções: Bela, a Feia (2009), Balacobaco (2012), o especial Nova Família Trapo (2013), Belaventura (2017) e a terceira temporada do reality Dancing Brasil (2018). No momento, seu último trabalho na televisão foi na novela Jesus, em 2018.

Apesar de todo o sucesso obtido, Bárbara Borges vive um drama pessoal nos últimos tempos. Em entrevista ao colunista Léo Dias, ela revelou que trava uma batalha para se livrar do vício da bebida.

De acordo com a coluna publicada no jornal O Dia de 13 de janeiro de 2019, a atriz contou como atingiu o fundo do poço por conta do álcool.

“Antes de engravidar do meu primeiro filho, Martin Bem, eu vivi o que considero o auge do meu consumo de álcool e comecei a ficar incomodada porque ficava feliz queria beber, ficava triste queria beber, tudo era motivo para beber e foi então que tive a primeira consciência da minha dependência por não conseguir parar. Lembro de ter de falar pra mim mesma ‘Quando eu engravidar, meu filho vai me salvar, porque vou parar de beber’. Engravidei logo em seguida e de fato fiquei mais de um ano sem beber, levando em consideração gestação e amamentação”, destacou.

Recuperação

Na entrevista, a artista também contou que chegou a ter amnésias alcóolicas, chegando ao ponto de negar que estava sob o vício da bebida. Finalmente, reconheceu que ela era sua própria inimiga, chegando a viver momentos dramáticos.

“Posso considerar sorte a minha não ter tido minha imagem exposta numa situação dessas, porque ao invés de olharem pra pessoa que passa por isso com cuidado, vendo que precisa de ajuda, a pessoa é ainda mais exposta, ridicularizada e tratada com preconceito”, completou.

Em setembro de 2020, a atriz fez uma postagem nas redes sociais celebrando que estava há dois anos sem ingerir álcool. O texto, que teve muitas curtidas e comentários elogiosos, dizia:

“Maior que a conquista em batalha de mil homens mil vezes é a conquista de si mesmo’. Buda. Dois anos que me libertei de um padrão que não me fazia mais bem! Enfrentei a minha maior batalha interna! Abandonei minha válvula de escape e encontrei a liberdade do meu ser”.

Ao podcast Novela das 9, no ano passado, a atriz disse que ainda tem algumas recaídas, mas continua o processo de recuperação, “com altos e baixos”.

“Estou me salvando, mas tenho recaídas. Estou em processo, vivendo. E hoje, descobri que a relação que eu estava vivendo antes era tóxica de um modo geral, eu precisava me tirar dela. Também estava sendo tóxica comigo. Então, graças a muita terapia e ao meu trabalho com espiritualidade, me sinto à vontade para falar que não estou aqui para salvar ninguém. Posso ajudar a inspirar pessoas a buscarem o caminho delas, a buscarem ajuda. E eu continuo seguindo a minha vida, com altos e baixos”, contou.

Atualmente com 44 anos, Bárbara Borges foi casada durante oito anos com o administrador Pedro Delfino, com quem teve dois filhos, Martin Bem e Theo Bem. Atualmente, ela namora Iran Malfitano, que conheceu durante A Fazenda.

Sair da versão mobile