Atualmente interpretado por Irandhir Santos no remake de Renascer, Tião Galinha marcou a carreira de Osmar Prado, que o interpretou na primeira versão da trama, em 1993. No entanto, essa não foi a primeira vez que o personagem apareceu em uma novela da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tião Galinha aparece pela primeira vez na TV na novela Paraíso, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1982. A trama também teve um remake, em 2009, no qual o personagem também apareceu.
Em busca do cramulhão
Em Renascer, Tião Galinha é um catador de caranguejo que se torna um trabalhador rural para dar uma vida melhor à esposa e aos filhos. Após descobrir que José Inocêncio (Antonio Fagundes/Marcos Palmeira) tem um diabinho numa garrafa que o teria enriquecido, Tião ficou obcecado com a ideia de ter um cramulhãozinho também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o tipo simplório que deseja vender sua alma ao diabo para melhorar de vida não surgiu em Renascer. O personagem, na verdade, apareceu primeiro em Paraíso, trama das 18h da Globo exibida em 1982.
Porém, o tipo tinha um outro nome, João das Mortes. O personagem surge na história buscando saber mais sobre o diabinho na garrafa de Eleutério (Claudio Correa e Castro). Sim, o cramulhãozinho engarrafado já havia aparecido em outra novela de Benedito Ruy Barbosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Quem foi o primeiro Tião Galinha?
Foi o próprio Osmar Prado quem revelou que João das Mortes era o “embrião” de Tião Galinha. O ator falou sobre o assunto numa entrevista ao Jornal do Brasil, em 19 de junho de 1993.
“Benedito vem desenvolvendo o Tião há tempos, ele já ganhou até um texto teatral. O personagem teve um participação episódica em Paraíso, feita por Lima Duarte, e em Renascer o Benedito quis que o papel fosse meu. É a terceira novela dele que faço e entre nós há uma correspondência, uma comunhão de vontades”, revelou.
Na trama, João das Mortes era um matador baiano que surgia na história procurando Eleutério. Ele tinha ouvido falar que o fazendeiro tinha um diabinho na garrafa e queria saber como conseguir um também.
“Um grande personagem”
Em 1982, o ator Lima Duarte vivia Zeca Diabo na série O Bem Amado. Na época, o artista já estava cansado de viver o mesmo personagem durante muito tempo e, por isso, celebrou a participação em Paraíso.
“João das Mortes é o embrião de um grande personagem”, declarou o ator ao Jornal do Brasil, em 5 de setembro de 1982.
O personagem também apareceu no remake de Paraíso, em 2009. Mas, curiosamente, teve o nome alterado para Zé das Mortes. Na trama, o tipo foi interpretado por Aramis Trindade.
Leia também:
https://tvhistoria.com.br/novo-final-saiba-o-que-acontece-com-tiao-galinha-em-renascer/