VALE A PENA VER DE NOVO

Mudou: substituta de Alma Gêmea faz Globo quebrar regra de ouro

Lídia Brondi em Tieta

Lídia Brondi em Tieta

Quando anunciou a reprise de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo, a Globo quebrou uma regra: desde 2021, a faixa estava reservada apenas para tramas produzidas para as 21 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, para reprisar Tieta, que voltará no próximo dia 2 de dezembro, outra regra de ouro da emissora será quebrada.

Novela mais antiga

Nos últimos anos, a Globo vinha evitando reprisar novelas muito antigas. Algumas exceções foram Por Amor (1997), que voltou em 2019, e O Rei do Gado (1996), exibida entre 2022 e 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas isso vai cair por terra a partir do momento em que Tieta voltar.

Exibida entre agosto de 1989 e março de 1990, a novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, se tornará a produção mais antiga a retornar no Vale a Pena Ver de Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Serão 35 anos entre a estreia da novela e o retorno à programação da Globo – vale lembrar que já houve uma reprise, em 1994.

Recordista

Antonio Fagundes em O Rei do Gado

No ar desde 1980, o Vale a Pena Ver de Novo estreou mostrando Dona Xepa, produzida três anos antes.

Nova recordista de longevidade, Tieta será a 99ª novela reprisada na faixa, que também contou com quatro minisséries e a famigerada leva de episódios do Você Decide, em 2001.

Em 2022, a terceira reprise de O Rei do Gado voltou ao ar 26 anos após sua estreia (a segunda foi 19 anos depois); outras novelas longevas foram Por Amor (22 anos depois), Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e O Clone (20 anos depois), Alma Gêmea e Anjo Mau (19 anos depois), Mulheres de Areia (18 anos depois), A Gata Comeu (16 anos depois) e Roque Santeiro (15 anos depois).

Num feito que dificilmente será batido, a novela mais rápida a voltar no Vale a Pena Ver de Novo foi Top Model, que terminou em maio de 1990 e já voltou em janeiro de 1991.

Sair da versão mobile