Em 1993, a primeira fase de Renascer teve apenas quatro capítulos. Mas, na nova versão, a Globo decidiu ampliar a presença de Humberto Carrão e Duda Santos como José Inocêncio e Maria Santa e estendeu a fase inicial, que terá 13 capítulos.

Humberto Carrão como José Inocêncio em Renascer
Humberto Carrão como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

Para ampliar este momento da história, o autor Bruno Luperi recorreu a um truque para render mais capítulos. O neto de Benedito Ruy Barbosa optou por explorar a relação entre Santinha e Inácia (Edvana Carvalho), algo inexistente na versão original.

[anuncio_1]

Rivalidade

 

Nos próximos capítulos de Renascer, Santinha e José Inocêncio se casarão em um momento de pura felicidade. No entanto, a alegria do casal será interrompida pelos constantes embates entre a esposa do produtor de cacau e a empregada da casa.

Santinha e Inácia vão se provocar o tempo todo quando começarem a viver na mesma casa. De acordo com o portal Notícias da TV, há várias anotações nos capítulos escritos por Bruno Luperi que indicam um suposto ciúme da empregada no patrão.

Tudo começa depois que Inácia se irrita quando Maria Santa diz que considera uma “bobagem” ela ter perdido o casamento deles apenas para arrumar a casa. A empregada, então, passa a chamá-la de “patroinha”, mesmo com a jovem insistindo para que ela não a trate assim.

[anuncio_2]

Ciúme

Edvana Carvalho em Renascer
Edvana Carvalho em Renascer

Depois disso, José Inocêncio vai perceber que há um desconforto entre as duas, mas decide colocar panos quentes na situação. Ele diz à esposa que logo a implicância de Inácia vai passar, mas Maria Santa não acredita muito nisso…

Depois que o casal entra no quarto, Inácia começará a resmungar, e o texto supõe que ela pode estar enciumada.

“Inté onte tarra vivêno numa zona e vem achá ruim d’eu tê vîno mais cedo arrumá a casa! Peguei abuso dessa moleca. Diz que num é dona de nada, mais só qué sabê do bem bão… Arguém tem que avisá essa moleca que isso que ela tá fazêno até essas hora num enche barriga, não!”, dirá Inácia a si mesma.

“Enchê, até que enche… Mais num segura ninguém de pé por muito tempo!”. “Está injuriada com a presença de Maria Santa. Seria ciúme?”, indica o texto de Bruno Luperi, de acordo com o site Notícias da TV.

[anuncio_3]

Diferente da trama original

Duda Santos em Renascer
Duda Santos em Renascer

A insinuação de ciúme por parte de Inácia não existia na versão original de Renascer, em que a personagem foi vivida por Solange Couto – substituída por Chica Xavier na segunda fase.

Trata-se de uma novidade na trama, que foi incluída por Bruno Luperi para estender a primeira fase de Renascer. Isso porque, em 1993, o início da história de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) contou com apenas quatro capítulos.

Na verdade, Benedito Ruy Barbosa havia planejado uma fase com 30 capítulos. No entanto, a direção da Globo vetou a ideia, temendo que o público rejeitasse a mudança de elenco, como aconteceu com Pantanal (1990), na Manchete. Com isso, ficou definido que a fase inicial teria 12 capítulos.

Porém, apenas uma semana antes da estreia, em fevereiro de 1993, José Bonifácio de Oliveira, o “poderoso” Boni, mudou de ideia após assistir os primeiros capítulos e considerou que eles poderiam “cansar” o público, reduzindo a primeira fase para quatro episódios. O material gravado, então, foi utilizado posteriormente como flashback.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor