André Santana

Já estão no ar as chamadas que anunciam uma “semana bombástica” em Terra e Paixão. Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, Caio (Cauã Reymond, abaixo com Barbara Reis) desmascara Irene (Gloria Pires), gerando um conflito que culmina com a morte de Daniel (Johnny Massaro).

Barbara Reis e Cauã Reymond - Terra e Paixão
Barbara Reis e Cauã Reymond em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

O anúncio em tom de relançamento tem razão de ser. É que o autor Walcyr Carrasco praticamente jogou fora vários capítulos da trama para promover reviravoltas que possam elevar os índices de audiência do folhetim, que ainda estão abaixo do que a Globo esperava.

[anuncio_1]

Uma nova novela

Terra e Paixão - Gloria Pires
Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A chamada de Terra e Paixão sinaliza que o público verá, a partir de agora, uma nova novela. As cenas mostradas focalizam Caio, que deve consolidar a imagem de mocinho injustiçado, e revelam a ascensão de Irene (Gloria Pires) como a grande vilã da novela.

Nas sequências, o público vê a megera sendo desmascarada, chorando a morte do filho, jurando vingança e até incendiando a plantação de Aline (Barbara Reis), com direito a gargalhada maligna.

Irene já havia sido vendida como a grande vilã da trama, mas, até aqui, vinha agindo sorrateiramente. No entanto, a “campanha de relançamento” da novela mostra que, finalmente, ela deixará de agir nas sombras e se revelará uma malvada das piores.

Capítulos no lixo

Terra e Paixão - Cauã Reymond e Johnny Massaro
Cauã Reymond (Caio) e Johnny Massaro (Daniel) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Para promover o relançamento de Terra e Paixão, o autor Walcyr Carrasco precisou praticamente jogar vários capítulos no lixo. Isso porque a previsão inicial era que esta reviravolta causada pela morte de Daniel acontecesse apenas mais adiante, por volta do capítulo 70.

Mas, como a novela não vinha registrando os índices de audiência esperados, o novelista optou por adiantar a morte de Daniel e suas consequências. Carrasco ainda vai aproveitar este momento de virada para tirar algumas cartas da manga, praticamente transformando Terra e Paixão numa nova história.

A principal mudança neste sentido é a aliança que Irene fará com Graça (Agatha Moreira). A vilã vai convencer a ex-noiva de Daniel a tentar se casar com Caio para garantir sua parte na herança dos La Selva. Com isso, Graça também se tornará uma vilãzinha.

[anuncio_3]

Reforço

Rainer Cadete em Terra e Paixão
Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A virada em Terra e Paixão também servirá para que personagens que funcionaram ganhem ainda mais espaço. É o caso de Luigi (Rainer Cadete), Ramiro (Amaury Lorenzo), Berenice (Thati Lopes), entre outros.

São tantas as mudanças que Walcyr Carrasco resolveu buscar reforços. O autor convidou Thelma Guedes para dividir a autoria de Terra e Paixão com ele. Trata-se de uma retomada de parceria, já que ambos trabalharam juntos em novelas como Esperança (2002), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005). Além disso, Carrasco foi supervisor de O Profeta (2006), novela que Thelma Guedes assinou com Duca Rachid.

Além de elevar a audiência, as modificações também servirão para que Terra e Paixão ganhe fôlego para ficar no ar por um bom tempo. Isso porque a Globo pretende manter a novela no ar até o início do ano que vem. A previsão é que o folhetim termine em janeiro de 2024, com 221 capítulos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor