André Santana

Em Terra e Paixão, o mistério envolvendo o passado de Petra (Debora Ozório) vem ganhando cada vez mais espaço na trama. A filha de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires) foi abusada sexualmente na infância, fato que lhe rendeu inúmeros traumas. A jovem desenvolveu ojeriza a sexo e vício em remédios por conta do acontecido.

Debora Ozório e Rafael Vitti em Terra e Paixão
Petra (Debora Ozório) e Hélio (Rafael Vitti) em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Com a trama de Petra sob os holofotes, surge também o mistério em torno de quem teria sido o homem que a violentou. Os autores Walcyr Carrasco e Thelma Guedes começam a espalhar pistas pela trama para fazer o público tentar descobrir quem é o abusador.

Um mistério que deve se estender por vários capítulos. Afinal, Terra e Paixão praticamente não tem história e vem sobrevivendo, basicamente, de seus inúmeros enigmas.

[anuncio_1]

Drama de Petra

Debora Ozório como Petra em Terra e Paixão
Debora Ozório como Petra em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Sempre dopada, Petra nunca foi capaz de se abrir e expor a angústia que carregava. Mas, ao conhecer Hélio (Rafael Vitti), isso mudou. A jovem se envolveu verdadeiramente com o novo amigo e se sentiu confiante para revelar um passado bastante obscuro.

A jovem revelou que foi vítima de abuso sexual quando criança. Por esse motivo, ela tem horror a sexo e não consegue transar com o marido, Luigi (Rainer Cadete). O trauma também lhe rendeu o vício em remédios tarja preta.

Nos mais recentes capítulos da trama das nove da Globo, Petra teve seu segredo exposto diante de toda a família. Antônio ficou chocado e furioso, chegando a pressionar a filha a revelar quem foi o responsável pelo ato criminoso. Com isso, um novo mistério se instalou na novela da Globo. Mais um…

[anuncio_2]

Quem abusou de Petra em Terra e Paixão?

Ângelo Antônio em Terra e Paixão
Andrade (Ângelo Antônio) em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Um dos gatilhos que fizeram Petra relembrar seu passado foi disparado quando a jovem atropelou Andrade (Ângelo Antônio). Com isso, o marido de Lucinda (Débora Falabella) se tornou o principal suspeito de ser o abusador. Afinal, ele nunca foi flor que se cheirasse. Além disso, ele já assediou Anely (Tatá Werneck), sua cunhada.

De acordo com o portal Notícias da TV, nos próximos capítulos será revelado que Petra foi abusada por um funcionário da fazenda de seu pai. Ao mesmo tempo, Andrade também revelará que trabalhou na fazenda de Antônio. E mais: na luta contra o alcoolismo, ele confessará que já fez coisas horríveis no passado.

Leia também: Astro revelou mágoa com Galvão Bueno: “Não preciso do seu reconhecimento”

Mas Andrade não será o único suspeito. Em breve, entra na trama Rodolfo (Eduardo Lago), o pai de Franco (Gil Coelho). Ao vê-lo, Petra surtará e tentará dar um tiro nele, mas acabará atingindo o pé de Hélio. Com isso, Rodolfo também se tornará um dos principais suspeitos de ser o responsável pelos traumas da jovem.

[anuncio_3]

Mistério

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrrasco (Estevam Avellar / Globo)

Ou seja, ao que tudo indica, os autores de Terra e Paixão vão espalhar pistas falsas pela novela e colocarão vários personagens como suspeitos de serem o abusador de Petra. Assim, eles vão arrastar o mistério em torno do assunto até não poder mais.

A expectativa é que Petra passe por sessões de terapia para que ela se recorde dos detalhes do abuso e consiga identificar quem é o criminoso. Deste modo, Walcyr Carrasco vai montando este quebra-cabeça aos poucos.

Transformar o passado de Petra num grande mistério é um dos artifícios utilizados pelo autor para tentar manter o interesse do público pela novela. Afinal, o autor mexeu tanto em sua história que, atualmente, Terra e Paixão já não tem um fio condutor definido. A novela se sustenta, basicamente, em seus inúmeros mistérios: quem matou Daniel (Johnny Massaro), qual o passado de Agatha (Eliane Giardini), quem abusou de Petra, enfim…

Justamente por isso, ainda vai demorar muitos capítulos para descobrirmos quem, afinal, atacou a garota. Provavelmente, nem o autor deve saber ainda…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor