A Globo tem encontrado dificuldades em organizar uma fila de novelas em seus vários horários. Um indício disso é o fato de o canal decidir reaproveitar uma trama que havia sido cancelada recentemente.

Giovanna Antonelli em Quanto Mais Vida, Melhor, novela de Mauro Wilson
Giovanna Antonelli em Quanto Mais Vida, Melhor, novela de Mauro Wilson

Trata-se de Conta Comigo, novela de Mauro Wilson que, a princípio, substituiria Família é Tudo. A emissora acabou engavetando o projeto e adiantando uma história de Claudia Souto. Mas, ao que tudo indica, o folhetim descartado pode escapar da lixeira e ganhar uma nova chance.

A ideia, agora, é que Conta Comigo entre na sequência de Tutti Frutti, substituta de No Rancho Fundo, que, por sua vez, entra na vaga de Elas por Elas em abril.

Dramalhão

Anunciada no final do ano passado como substituta de Família é Tudo, Conta Comigo é um verdadeiro dramalhão. A nova história do autor de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) girava em torno de Íris, uma jovem que foge para o morro do Vidigal após sofrer maus-tratos do marido.

A mocinha é acolhida por uma família e começa a se destacar como costureira ao ajudar a fundar uma grife. No entanto, o marido malvado, que é um político influente, continua em seu encalço e até consegue a guarda dos filhos.

A princípio, a história de Conta Comigo parece um tanto pesada, pouco familiarizada com a faixa das sete. No entanto, na época em que a Globo a anunciou, o canal vinha na esteira do sucesso de Vai na Fé (2023), que era uma trama densa e realista, embora narrada com certa leveza e otimismo. Ou seja, o canal queria seguir na mesma toada.

Trama cancelada

Mauro Wilson
Mauro Wilson

Mas, curiosamente, após anunciar Conta Comigo, a direção da Globo voltou atrás. A princípio, a trama seria adiada, já que seu vilão era um político e 2024 é um ano eleitoral. Porém, depois disso, o site F5, da Folha de S. Paulo, informou que a trama havia sido cancelada de vez.

No entanto, mais uma vez, os planos mudaram. De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo teria solicitado ao autor Mauro Wilson que promovesse mudanças para adequar Conta Comigo ao horário das seis.

Assim, caso as mudanças sejam aprovadas, Conta Comigo pode voltar à fila das novelas a Globo, mas na faixa das seis. A trama seria exibida após Tutti Frutti, história de Alessandra Poggi já confirmada como sucessora de No Rancho Fundo. Esta última, cabe lembrar, substitui Elas por Elas.

Dificuldade

A Globo está com dificuldades em definir a produção de suas novelas a longo prazo. O canal, que dispensou vários autores nos últimos anos, agora patina para organizar a fila das novelas.

O horário das nove é o mais problemático, já que conta apenas com João Emanuel Carneiro, Walcyr Carrasco e Gloria Perez como os “medalhões remanescentes”. Não por acaso, os remakes têm ficado comuns na faixa. Após Pantanal (2022) e Renascer, Vale Tudo também ganhará uma nova versão no horário.

Às seis, o canal tem feito um revezamento entre Mário Teixeira e Alessandra Poggi, além da dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson e o trio Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. Lícia Manzo estava cotada para voltar ao horário, mas, com a possível chegada de Mauro Wilson, isso pode mudar.

Horário errado

Deborah Secco como Lara em Elas por Elas
Deborah Secco como Lara em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Se Conta Comigo conquistar uma vaga na faixa das seis, será a segunda vez em pouco tempo que a Globo encaixa uma novela concebida para às sete às 18h. Isso aconteceu com Elas por Elas, atualmente em cartaz, que, a princípio, seria uma trama das 19h, tal qual a primeira versão.

Antes disso, Negócio da China (2008) também passou pela mesma situação. O autor Miguel Falabella concebeu a história para a faixa das 19h, mas a direção da Globo optou por mudar.

Mas o contrário também aconteceu. Em 2000, a Globo considerou exibir Uga Uga às 18h, substituindo Força de um Desejo (1999). Porém, o canal acabou mudando de ideia e a história de Carlos Lombardi passou para às 19h, tornando-se um sucesso.

A Viagem (1994), a princípio, também seria uma novela das 18h. Mas a sucessora de Olho no Olho (1993) na faixa das 19h, que seria Vira Lata (1996), foi engavetada por problemas de produção. Com isso, o remake de Ivani Ribeiro mudou de horário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor