No início de Terra e Paixão, Graça (Agatha Moreira) foi vendida como a antagonista da história. Ela disputava com a mocinha Aline (Barbara Reis) a atenção de Daniel (Johnny Massaro). Com a morte deste, a expectativa era que ela se tornasse uma vilã de vez, armando para separar Aline de Caio (Cauã Reymond).
No entanto, foram tantas as reviravoltas testadas por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes para elevar a audiência do folhetim das nove da Globo que Graça acabou sendo transformada novamente. Agora, ela será praticamente uma santa, já que vai operar um verdadeiro milagre na vida de Jonatas (Paulo Lessa).
[anuncio_1]
Vilã flopada
Agatha Moreira se especializou em interpretar megerinhas criadas por Walcyr Carrasco ao encarnar Giovanna em Verdades Secretas (2015 e 2021), e Josiane em A Dona do Pedaço (2019). Com isso, esperava-se que Graça seguiria a trilha das demais e também infernizasse a vida de meio mundo em Terra e Paixão.
Inclusive, essa era a ideia de Walcyr Carrasco na primeira grande reforma realizada na novela. Com a morte de Daniel, Graça passou a mirar em Caio e fez de tudo para ficar com o amado de Aline. Ela chegou a se unir à Irene (Gloria Pires) para armar contra a heroína.
Mas a Graça vilã não funcionou e acabou sendo jogada para escanteio depois que Caio desistiu de se casar com ela. Por isso, os autores da novela das nove da Globo trataram de arrumar uma nova missão para a dona da boutique, que vem passando por um arco de redenção.
[anuncio_2]
Milagre
Neste processo, Graça se aproximou de Jonatas. A princípio, a aproximação seria em nome de uma nova aliança do mal. Mas, aos poucos, a união vai se transformando num sentimento mais profundo e nobre.
Neste contexto, Graça vai se tornar uma peça fundamental na recuperação de Jonatas, que levou um tiro para salvar Aline e acabou perdendo o movimento das pernas. A esta altura da trama, o rapaz está revoltado com seu destino, já que a possibilidade de não voltar a andar poderia impedi-lo de trabalhar na terra.
Pois será Graça quem o auxiliará em seu processo de superação. Com a companhia e o amor da filha de Tadeu (Claudio Gabriel), Jonatas vai aceitar melhor sua nova condição e sair da depressão que o acomete. Ainda não se sabe se Jonatas volta a andar ou não, mas é certo que ele terá um final feliz. E com a ajuda de Graça. Ela fará um verdadeiro milagre na vida do rapaz.
[anuncio_3]
Erro corrigido
Com a trama de superação envolvendo Jonatas e Graça, Walcyr Carrasco se redime de uma história que foi muito criticada em O Outro Lado do Paraíso (2017). Na trama estrelada por Bianca Bin, Raquel (Erika Januza) ficou paraplégica, mas voltou a andar graças a uma reza milagrosa de Mercedes (Fernanda Montenegro).
A solução “mágica” do drama da juíza foi muito criticada na época, já que foi considerada capacitista. Até Mauro Mendonça Filho, diretor artístico da trama, criticou a história criada por Carrasco.
“Tenho uma filha cadeirante. Se tem alguém que sabe que não rola milagre, sou eu”, escreveu ele em sua rede social.
Assim, agora será diferente. Será o amor de Graça, e não uma solução mágica, que fará Jonatas superar suas dificuldades e dar a volta por cima em Terra e Paixão.