Mudança da Globo faz autor de Elas por Elas se revirar no caixão

Trama ganhou um certo fôlego, mas, ao que tudo indica, insuficiente para recuperar a audiência da faixa das seis

Whatsapp

André Santana

O remake de Elas por Elas estreou na faixa das seis causando estranhamento no público. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson mantiveram o humor característico do texto de Cassiano Gabus Mendes e deixaram a produção com “cara de novela das sete”.

Filipe Bragança e Valentina Herszage em Elas por Elas
Filipe Bragança e Valentina Herszage em Elas por Elas

No entanto, na atual fase, Elas por Elas parece mais de acordo com o que se espera de uma novela das seis. Isso porque os autores promoveram uma grande reviravolta, passaram a apostar em histórias inéditas e pisaram fundo no dramalhão.

A trama ganhou um certo fôlego, mas, ao que tudo indica, insuficiente para recuperar a audiência do horário. Isso tudo deve fazer o autor, que nos deixou em agosto de 1993, se revirar em seu caixão.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Humor e drama

 

Alessandro Marson e Thereza Falcão prometeram aumentar a dose de romance e drama em Elas por Elas para adequar a trama ao horário das seis, já que, em 1982, a novela foi ao ar às 19h. No entanto, o “espírito” de novela das sete se manteve, com uma boa dose de humor na história. O público da faixa, mais convencional, estranhou a proposta.

Tanto que o horário errado foi apontado como um dos motivos para que Elas por Elas não tenha emplacado no Ibope. A trama derrubou os bons índices herdados de Amor Perfeito (2023) e caminha para se tornar a trama das seis de menor audiência da história.

Porém, nos mais recentes capítulos da trama, o dramalhão tomou conta de Elas por Elas. Os autores promoveram uma grande reviravolta e partiram para entrechos que fogem à história original de Cassiano Gabus Mendes, elevando consideravelmente a quantidade de lágrimas despejadas na trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reviravolta

Marcos Caruso como Sérgio em Elas por Elas
Marcos Caruso como Sérgio em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

As reviravoltas em Elas por Elas começaram quando Taís (Késia) contou a Lara (Deborah Secco) que era ela a amante de Átila (Sergio Guizé), o que colocou um ponto final na amizade entre elas e também no romance entre a advogada e Mário Fofoca (Lázaro Ramos).

Depois disso, foi a vez da troca de bebês promovida por Sérgio (Marcos Caruso) vir à tona. Giovanni (Filipe Bragança) descobriu que não é filho de Helena (Isabel Teixeira) e Jonas (Mateus Solano), numa das cenas mais intensas de toda a trama. Aliás, uma grande sequência: texto, atuações e direção impecáveis, que transmitiram bem toda a emoção da situação.

Outro momento dramático dos últimos dias focalizou Renée (Maria Clara Spinelli). A confeiteira reencontrou o marido desaparecido e descobriu que Wagner (César Mello) fugiu após perder tudo o que a família tinha para agiotas. Ele revelou que se afundou em dívidas porque era viciado em jogo, deixando Renée chocada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tramas inéditas

Erom Cordeiro e Isabel Teixeira em Elas por Elas
Erom Cordeiro e Isabel Teixeira em Elas por Elas (divulgação/Globo)

O dramalhão em Elas por Elas não vai parar por aí. Recentemente, Jonas foi baleado por Danilo (Erom Cordeiro) e, nos próximos capítulos, ele ficará entre a vida e a morte. O executivo sobrevive, mas vai correr o risco de perder o movimento das pernas para sempre.

Ou seja, não vai faltar drama nos próximos capítulos de Elas por Elas. A mudança de tom da novela coincide com a fase em que os autores do remake se desprendem totalmente da trama original e começam a contar uma nova história.

Isso porque, originalmente, os principais conflitos, como a revelação de Patinha e a troca de bebês, só eram revelados no final. Já os novos autores optaram por antecipar essas revelações justamente para explorar melhor as consequências delas. Isso aumentou bastante a carga dramática da história.

A mudança deu fôlego a Elas por Elas, que vive uma ótima fase e apresenta capítulos cheios de emoção. Porém, como o público já rejeitou a novela, dificilmente dará uma nova chance ao atual momento da história. O que não deixa de ser uma pena, já que o folhetim tem rendido ótimos momentos.

Whatsapp


Leia também