Uma das grandes vilãs de Elas por Elas, Helena (Isabel Teixeira) não deve escapar de um castigo no final da novela das seis da Globo. A empresária, que fez de tudo para ficar com Jonas (Mateus Solano), terá que engolir a felicidade do ex-marido ao lado de Adriana (Thalita Carauta).

Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas
Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Mas esse não deve ser o único castigo da megera. Afinal, Helena aprontou muito ao longo da novela e chegou a cometer crimes para alcançar seus objetivos. Por conta disso, ela deve ser punida com a prisão ou até mesmo a morte.

Porém, não se deve descartar uma redenção, já que boa parte das loucuras de Helena é fruto da criação equivocada de Sérgio (Marcos Caruso), esse sim o grande vilão da novela.

Qual será o final de Helena em Elas por Elas?

Os crimes de Helena começam a vir à tona em Elas por Elas. Cris (Valentina Herszage) revelará que a vilã agiu com ela no caso das fake news envolvendo o abrigo de animais de Ísis (Rayssa Bratillieri). Além disso, a vilã chegou a botar fogo no abrigo e também manteve Jonas em cárcere privado.

E mais: com o aparecimento do corpo de Miriam (Paula Cohen), Helena se torna suspeita pelo assassinato da enfermeira. Ou seja, tudo leva a crer que, no final de Elas por Elas, a vilã será condenada pelos seus crimes.

Mas, como a ricaça demonstra graves problemas psicológicos, é possível que Helena cumpra sua pena numa clínica psiquiátrica. Ou seja, a mãe de Giovanni (Filipe Bragança) e Marcos (Luan Argollo) pode passar seus últimos dias internada num sanatório.

Helena morre em Elas por Elas?

Jonas (Mateus Solano) e Helena (Isabel Teixeira) em Elas por Elas
Jonas (Mateus Solano) e Helena (Isabel Teixeira) em Elas por Elas (divulgação/Globo)

No entanto, não se pode descartar a morte como um possível final para Helena em Elas por Elas. Afinal, a vilã fez muitos inimigos ao longo da novela e pode partir desta para uma melhor num duelo mortal com algum deles.

Menos provável, mas não impossível, é uma redenção. Ao se dar conta de que Sérgio foi uma presença nociva em sua vida, Helena pode finalmente abrir os olhos para a realidade e pedir perdão a Jonas, Adriana e suas amigas. Ela também pode olhar com mais carinho para Ísis ao descobrir que a moça é sua irmã.

Assim, mesmo presa ou internada em uma clínica, Helena pode mostrar que algo foi transformado em seu coração. Quem sabe assim ela até descubra o amor por Marcos, o filho biológico que, por enquanto, ela rejeita?

Como foi o final de Helena na primeira versão de Elas por Elas?

Na primeira versão de Elas por Elas, escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1982, Helena (Aracy Balabanian) não se tornou uma vilã tão terrível quanto na versão atual, assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Ela era sim uma pessoa difícil, rival de Adriana (Esther Góes), com quem disputava o amor de Jaime (Carlos Zara). Helena também não aceitava o romance entre seu filho, Gil (Lauro Corona), e Miriam (Tássia Camargo), filha de Adriana.

Mas, no final da novela, seu pai Miguel (Mário Lago) revela que trocou Miriam e Gil na maternidade, já que queria ter um neto homem. Helena, então, acaba se arrependendo da maneira como tratou a “nora”, que, na verdade, é sua filha.

Com isso, Helena e Miriam terminam a novela em harmonia. Porém, ela decide nunca revelar a verdade. Ou seja, Miriam não fica sabendo que é filha de Helena, e nem Gil descobre que é filho de Adriana. A veterinária também jamais descobre que é mãe biológica de Gil.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor