Em Alma Gêmea (2005), Divina é a divertida dona da pensão onde se passa parte da história escrita por Walcyr Carrasco. Ela arranca risos do público ao defender a mãe Ofélia (Nicette Bruno) das ofensas do marido Osvaldo (Fulvio Stefanini).

Neusa Maria Faro em Alma Gêmea
Neusa Maria Faro em Alma Gêmea

Vivida por Neusa Maria Faro, a personagem fez um enorme sucesso em 2005 e repete o êxito na atual reprise da trama no Vale a Pena Ver de Novo. Divina deu sequência a uma produtiva parceria da atriz com o autor Walcyr Carrasco.

Na época da novela, a atriz chegou a revelar que tinha receio de trabalhar na Globo. Neusa Maria Faro faleceu no ano passado, aos 78 anos, vítima de uma grave doença.

Quem é a Divina de Alma Gêmea?

Em Alma Gêmea, Divina é dona de uma autoestima invejável. A dona da pensão se sente uma verdadeira artista de cinema e é constantemente elogiada pela mãe, Ofélia, e pelo marido, Osvaldo, completamente apaixonado por ela.

No entanto, ela está sempre no fogo cruzado entre o amado e sua mãe. Osvaldo e Ofélia vivem às turras, alfinetando-se sempre que podem. Quando a idosa se irrita com o genro e reclama com a filha, Divina acaba soltando o famoso bordão “Osvaldo, não fale assim com a mamãe!”.

Com a novela, Neusa Maria Faro fez sua estreia na Globo com o pé direito. A atriz já havia feito uma participação em Torre de Babel (1998), mas foi em Alma Gêmea que ela fez sua primeira personagem fixa numa novela da emissora.

Antes disso, Neusa já havia passado pela Band, CNT, Record e SBT, atuando em produções como A Idade da Loba (1995), Chiquititas (1997) e Seus Olhos (2004).

“Tive receio”

Carla Daniel e Neusa Maria Faro em Alma Gêmea; Neusa infelizmente já nos deixou
Carla Daniel e Neusa Maria Faro em Alma Gêmea; Neusa infelizmente já nos deixou

Numa entrevista ao jornal O Globo, em 28 de agosto de 2005, Neusa Maria Faro revelou que desistiu de uma peça de teatro com Antonio Fagundes para participar do folhetim das seis. Ela também confessou sentir medo de sua estreia na Globo.

“No início, tive receio de trabalhar na Globo, mas o elenco foi receptivo. Estou gostando muito”, disse ela, comemorando o sucesso da novela e de sua personagem.

Alma Gêmea, inclusive, marcou a retomada de sua parceria com Walcyr Carrasco, dobradinha que começou em Fascinação (1998), no SBT. Depois da trama estrelada por Priscila Fantin, Neusa Maria Faro atuou em outras cinco novelas do autor.

A atriz esteve em Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012) e Amor à Vida (2013), além de ter feito uma participação em Êta Mundo Bom! (2016). Neusa também atuou em O Profeta (2006), trama escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, mas supervisionada por Walcyr Carrasco.

O que aconteceu com Neusa Maria Faro, a Divina de Alma Gêmea?

Neusa Maria Faro estreou na TV nos anos 1970, atuando em teleteatros e telecursos. Mas foi nos anos 1990 que ela iniciou sua bem-sucedida trajetória nas novelas. Ela também atuou no cinema, teatro e fez muitas dublagens.

Em 2023, a atriz foi internada por conta de uma trombose. Ela teve complicações durante o tratamento e acabou não resistindo, falecendo em 7 de julho de 2023, aos 78 anos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor