Morre Vida Alves, atriz conhecida por dar o primeiro beijo da TV brasileira
04/01/2017 às 0h30

Morreu nesta terça-feira (3), em São Paulo, a atriz Vida Alves, conhecida por dar o primeiro beijo da história da televisão brasileira. A pioneira tinha 88 anos e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascida na cidade mineira de Itanhadu, em 1928, a atriz ficou famosa por protagonizar a primeira cena de beijo de nossa TV, ocorrida em 1951, um ano após a inauguração do veículo em nosso país. O evento ocorreu ao vivo, na novela “Sua Vida me Pertence”, da Tupi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu parceiro era o galã Walter Forster, falecido em 1996. Não existem imagens oficiais do beijo, que não foi fotografado pela emissora, que considerou a cena muito polêmica para ser registrada.
Em 1963, Vida também protagonizou o primeiro beijo homossexual de nossa teledramaturgia, ao lado de Geórgia Gomide. O fato se deu no teleteatro “A Calúnia”, também na Tupi. Enquanto a atriz afirmava que isto ocorreu em 1964, outras fontes afirmam que o beijo foi transmitido em 1963. Seu último trabalho em teledramaturgia foi na novela Os Estranhos, em 1969, na TV Excelsior.
LEIA TAMBÉM:
● Longe das novelas, musa dos anos 90 perdeu luta contra câncer terminal
● Fiasco que estreava há 5 anos teve puxada de tapete e demissão por telefone
● Grávida, atriz detonou jurados da Dança dos Famosos: “Tá faltando empatia”
Décadas após a aposentadoria televisiva, Vida Alves voltou ao ar na minissérie global Um Só Coração (2004), que homenageava os anos 1940, época em que começou sua carreira no teatro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, a atriz era responsável pela ONG Pró-TV, uma das raras iniciativas que buscam manter a memória da televisão brasileira.
Sua história foi contada no livro “Vida Alves – Sem medo de viver”, de autoria de Nelson Natalino e lançado em 2013 pela editora Imprensa Oficial.
O velório de Vida Alves ocorrerá nesta quarta-feira (4), à partir das 9h, no Cemitério do Araçá, em São Paulo.
Relembre a trajetória de Vida Alves em reportagem do Jornal da Gazeta de 2014: