Um novo personagem dará as caras nos próximos capítulos de Renascer: se trata do icônico Tião Galinha (Irandhir Santos). O personagem, que foi interpretado por Osmar Prado na primeira versão, tem um desfecho trágico e deixa a novela das nove da Globo antes do fim, assim como acontece com José Venâncio (Rodrigo Simas).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama escrita por Bruno Luperi, o catador de caranguejos chega na região cacaueira de Ilhéus em busca de melhores condições de vida ao lado da esposa, Joaninha (Alice Carvalho).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tião consegue um emprego na fazenda de Egídio Coutinho (Vladimir Brichta), de quem vira empregado e é sumariamente explorado, além de sua esposa se tornar alvo de assédio do patrão.
[anuncio_1]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Quando Tião Galinha entra em Renascer?
A primeira aparição de Tião Galinha no remake de Renascer acontece no capítulo 27, que vai ao ar nesta quarta-feira (21). Será quando ele e a mulher saem rumo à zona cacaueira em busca de uma vida melhor e um pedaço de terra para chamar de seu e recomeçar de forma digna, longe da miséria.
Na estrada, o catador de caranguejo e sua esposa serão encontrados pelo Padre Santo (Chico Diaz) e o Pastor Lívio (Breno da Matta). Os religiosos acolherão o casal e vão bater na porta da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) em busca de trabalho para os dois.
O padre e o pastor, no entanto, só conseguirão trabalho para Tião e Joaninha com o coronel Egídio. Os dois ficarão bastante empolgados ao firmarem morada na fazenda do herdeiro de Firmino (Enrique Diaz), mas terão que lidar com o patrão mau-caráter.
[anuncio_2]
Quem é Tião Galinha em Renascer?
Ao longo do folhetim, a história de José Inocêncio chegará aos ouvidos de Tião, que passará a ficar deslumbrado ao descobrir a lenda de que o coronel vive sob a proteção de um diabinho guardado dentro de uma garrafa, que o ajudou a enriquecer com a produção de cacau, além de “fechar seu corpo para a morte”.
Determinado a ficar rico para ter melhores condições de vida, Tião ficará fixado na ideia de criar o seu próprio diabinho e resolverá ir atrás de José Inocêncio (Marcos Palmeira) para que lhe conte o segredo de como ter um.
Grande contador de “causos”, Inocêncio inventará algo para Tião: ele dirá que o diabinho foi chocado por uma galinha. A partir daí, ele ganha o apelido de Tião Galinha por andar com a ave embaixo dos braços por todos os cantos na intenção de proteger aquela que irá chocar o ovo que lhe dará um “cramulhãozinho”. Mesmo virando chacota no lugarejo, ele não desistirá.
[anuncio_3]
Quando Tião Galinha morre em Renascer?
O destino de Tião Galinha, no entanto, será trágico. Um dos tipos mais marcantes da novela, o personagem deixará Renascer bem antes do final da história. Ele morrerá na prisão após uma grande humilhação.
“O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna”, contou Osmar Prado em entrevista à revista Caras, em 2015.
A saída de Tião foi motivada por uma briga do ator com um poderoso diretor da Globo na época da versão original da obra. Após o conflito nos bastidores, ele pediu para deixar a trama e, com isso, a morte do personagem – que estava prevista – foi antecipada.
“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou”, contou Osmar Prado.
Como uma mudança de rumo foi descartada pelo autor Bruno Luperi, Tião Galinha deve morrer no remake de Renascer, assim como acontecerá com José Venâncio (Rodrigo Simas). O terceiro filho de José Inocêncio morrerá em uma tocaia destinada ao pai nos próximos capítulos.