Morre, aos 84 anos, o ator e diretor Paulo José

Morreu nesta quarta (11), aos 84 anos, o ator Paulo José. Sofrendo com o Mal de Parkinson há mais de 20 anos, ele estava internado havia 20 dias no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em decorrência de uma pneumonia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascido em 20 de março de 1037, em Lavras do Sul (RS), Paulo José Gómez de Sousa iniciou sua carreira artística no teatro, em 1955, em Porto Alegre (RS). Posteriormente, passou a atuar no Rio e em São Paulo (SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua primeira novela foi Véu de Noiva (1969); depois disso, esteve em Assim na Terra Como no Céu, O Homem que Deve Morrer, O Primeiro Amor, Supermanoela, Gabriela, O Casarão, O Tempo e o Vento, Roda de Fogo, Olho por Olho, Vida Nova, Sampa, Tieta, Araponga, Vamp, O Mapa da Mina e Olho no Olho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Se destacou como Shazan em O Primeiro Amor, gerando um spin-off, a série Shazan, Xerife & Cia., produzida a partir de 1972 pela Globo. Ao lado de Flávio Migliaccio, que vivia Xerife, o papel foi reproduzido novamente em participação especial em Era uma Vez (1998).

Outro grande destaque de sua carreira foi o personagem Orestes, de Por Amor, que lutava contra o alcoolismo e contava com o apoio da doce Sandrinha (Cecília Dassi).

Nos anos 2000, diminui sua participação à frente das câmeras, mas continuou atuando nos bastidores, como diretor. Mesmo assim, fez diversas participações especiais, em tramas como Senhora do Destino, Como uma Onda, Um Só Coração, JK, Capitu, Ciranda de Pedra, Caminho das Índias e Morde & Assopra.

Sua última participação na televisão foi em 2014, na novela Em Família, quando viveu Benjamin Machado.

Na vida pessoal, foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas (Bel Kutner, Ana Kutner e Clara); com a atriz Beth Caruso, com quem teve Paulo Caruso; e com Zezé Polessa.

Paulo José convivia com o Mal de Parkinson desde 1992.

Sair da versão mobile