Como Moacyr Franco sofreu ao substituir Silvio Santos na Globo

1 – Em 1976, após 11 anos de Globo, Silvio Santos não renovou seu contrato e deixou a emissora. O último programa foi exibido em 25 de julho daquele ano.

2 – O escolhido para substituir parte do horário foi Moacyr Franco, que já estava no canal desde o início dos anos 1970, apresentando programas como Moacyr Franco Especial e Moacyr Franco Show. Mas a experiência dominical durou pouco menos de um ano no ar.

3 – No Moacyr TV, Franco tinha a companhia de Pepita Rodrigues no comando da atração, que estreou no domingo seguinte à saída de Silvio Santos – 1º de agosto de 1976. A atração ia ao ar entre 17h e 18h e tinha como foco a descoberta de novos talentos para as novelas da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


4 – Basicamente, eram exibidas cenas de novelas de sucesso daquela época, como O Bem-Amado, Selva de Pedra, Pecado Capital e O Espigão, entre outras. Novos atores e atrizes selecionados pela produção reproduziam as cenas no palco, atuando ao lado de astros do elenco global.

5 – A concorrência era grande, havia cerca de 200 inscrições por semana. Os testes preliminares foram realizados em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Os melhores seguiam para o palco da atração – três participavam por programa.

6 – O vencedor de cada etapa ganhava um televisor colorido e disputava o prêmio máximo no final do mês: um carro e um contrato com a Globo. Na atração, foram revelados nomes como Myrian Rios – que, no entanto, não venceu o concurso, mas chamou a atenção e foi contratada, Cristina Mullins e Silvia Salgado, que participou com o nome de Helena Salgado.

7 – Além da exibição das cenas dos testes, um dos momentos mais aguardados da atração era a exibição dos esquetes que parodiavam a novela escolhida e o próprio programa, com a participação do candidato, dos atores convidados e dos apresentadores. Geralmente, Moacyr Franco era o diretor e Pepita Rodrigues bagunçava a cena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


8 – O Moacyr TV, que teve direção de Mário Lúcio Vaz e, posteriormente, de Wilton Franco, com direção de shows de Aloysio Legey e direção de teatro de Herval Rossano, também recebia atrações musicais e promovia concursos envolvendo outros programas de televisão da Rede Globo.

9 – Mas concorrer com Silvio Santos, naquela época, era muito difícil. O animador levou seu fiel público para a TV Tupi e a recém-criada TVS e dificultou a vida da Globo aos domingos a partir de então.

10 – Menos de um ano depois de entrar no ar, a última edição, sem aviso-prévio, foi ao ar em 26 de junho de 1977. Sem maiores explicações, o programa foi tirado do ar e o público não entendeu nada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


11 – No jornal O Globo de 21 de julho de 1977, Hildegard Angel anunciou que o Moacyr TV havia mesmo sido extinto. “Mulher Maravilha e Viagem Fantástica vão substituir o programa Moacyr TV no horário dominical da Globo. Segundo observadores da emissora, Moacyr TV sofreu desgaste muito rápido, dando o que tinha que dar em pouco tempo. É isso aí”.

12 – A Rede Globo sofreu até 1989 com a concorrência de Silvio Santos, que, a partir de 1981, passou a comandar seu programa aos domingos no SBT. A situação mudou em 1989, após a contratação de Fausto Silva, que apresenta o Domingão do Faustão até os dias de hoje.



Leia também