Um assassinato no primeiro capítulo corresponde a um dos grandes mistérios de Corpo Dourado (1998), reapresentada pelo Canal Viva. Afinal, quem matou Zé Paulo (Lima Duarte)?

Corpo Dourado - Lima Duarte
Lima Duarte como Zé Paulo em Corpo Dourado (Jorge Baumann / Globo)

O personagem morre logo no início da trama de Antonio Calmon, deflagrando um mistério que permanece no ar durante toda a história, sendo desvendado somente no final.

[anuncio_1]

Crime em Corpo Dourado no Viva

Corpo Dourado - Lima Duarte e Rosamaria Murtinho
Lima Duarte (Zé Paulo) e Rosamaria Murtinho (Isabel) em Corpo Dourado (Divulgação / Globo)

Zé Paulo morre depois de ser atingido por tiros enquanto estava com uma moça dentro de sua mansão. Assim que escuta os disparos vindos do quarto do patrão, Sérvulo (Sebastião Vasconcelos) logo comunica Arturzinho (Marcos Winter), filho do empresário.

O rapaz sai disparado em direção à casa do pai, na fictícia cidade de Praia dos Amores. Assim que chega na mansão, Arthurzinho se junta com Sérvulo e Orlando (Flávio Galvão) para modificar a cena do crime, na tentativa de evitar um escândalo.

No entanto, o delegado Chico (Humberto Martins) percebe que a cena foi alterada e passa a alimentar suspeitas.

Leia também: Presidente do Corinthians disse que jamais contrataria astro para o time

Investigação e descobertas

Corpo Dourado - Humberto Martins
Humberto Martins como Chico em Corpo Dourado (Arley Alves / Globo)

Arthurzinho, Sérvulo e Orlando passam a ser suspeitos do assassinato por conta da atitude. Quem também entra para a lista é Naldo (Anselmo Vasconcelos), segurança de Zé Paulo, já que ele foge logo depois do crime.

O mistério em torno da morte do milionário aumenta ainda mais quando é revelado que ele deixou uma fita VHS comprometedora. Antes de morrer, o ricaço gravou o material com revelações sobre a sua família.

Entre os segredos, ele confidenciou que o ex-sócio, Tinoco (Carlos Vereza), pai de Amanda (Maria Luisa Mendonça), deixou uma filha bastarda: Selena (Cristiana Oliveira).

[anuncio_3]

Quem matou Zé Paulo?

Corpo Dourado - Maria Luisa Mendonça
Maria Luisa Mendonça como Amanda em Corpo Dourado ( Jorge Baumann / Globo)

No final da novela, é revelado que Zé Paulo não morreu por conta do tiro. Antes de ser baleado, ele já havia sofrido um infarto.

Quem matou Zé Paulo foi a prostituta Soninha (Adriana Garambone), a mando de Amanda. Ela mandou a mulher envenenar o ricaço e contratou Naldo para simular a morte com os tiros; o capanga também liquidou Soninha.

Exibida originalmente no horário das sete da Globo, em 1998, Corpo Dourado está sendo reprisada nas tardes do Viva, na faixa das 13h.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.