Mistério! Cinco personagens de Chaves que nunca apareceram

Todo mundo conhece o Chaves, o Seu Madruga, o Quico, e companhia. Mas alguém já viu o Tio Jacinto? E o dono da venda da esquina, você sabe como ele é?

Listamos abaixo algumas pessoas citadas em Chaves que nunca apareceram, pelo menos considerando o período clássico da série, nos anos 1970.

1 – Dono da venda da esquina

Dono de um pequeno comércio na esquina da vila, o sujeito, de quem nem o nome temos, vende de tudo, desde gêneros alimentícios, refrescos e revolvíveis, ou melhor, fusíveis. Frequentemente citado, pede ajuda ao garoto Chaves para limpar a calçada, ajudar nas entregas e também compra garrafas vazias, pagando, muitas vezes, com refrescos ou doces.

2 – Esposa do Seu Barriga

Várias vezes citada, a esposa do Seu Barriga nunca deu as caras na série. Na ocasião que toda a vila foi transferida para a residência do proprietário, todos contavam que ela apareceria, mas resolveu ficar mais uns dias na velha estranha, ou melhor, na bela Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


3 – Tio Jacinto

Tio do Seu Madruga, faleceu repentinamente e deixou uma pequena herança ao sobrinho: um terno. Só que, como visto no episódio em questão, a roupa do defunto era bem maior que o corpo de tripa seca do Seu Madruga, e deu no que deu. Teria surgido aí a expressão “o defunto era maior”?

4 – Moça bonita

Assim como o dono da venda da esquina, não sabemos seu nome e nem como é. Apenas sabemos que é bonita. É a tal moça que desviou a atenção do Professor Girafales e forçou o Chaves a atropelar o gato do Quico para desviar do “homem feito bocó na rua que estava paradão vendo a dona bonita”.

5 – Patrão do Seu Madruga

Nunca vimos um patrão sequer do Seu Madruga. Um deles morreu há muitos anos, tanto que ele nem tinha como pedir carta de recomendação, como sugeriu o Seu Barriga no episódio do homem do saco. Outros foram citados, mas nunca os conhecemos: o cabeleireiro titular do salão onde Seu Madruga fez bico; o homem que acabou tendo seu chapéu trocado e que escapou do grude do chiclete no adereço; o dono do estabelecimento que comercializava lenha e contratou o pai da Chiquinha para fazer entregas; o dono da oficina mecânica; entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Lista grande

Separamos cinco nomes mais conhecidos, só que a lista é grande. Nos episódios com a sobrinha da Dona Clotilde, ela cita que sua irmã está procurando apartamento, ou seja, está por perto, mas a dita cuja nunca apareceu na série. Seria mais uma bruxaria da Bruxa do 71?

Tem também o Dr. Afrânio, médico que atendia a Chiquinha e lhe receitou o remédio que tem gosto de chá de losna.

Mais gente que vira e mexe era citada, mas nunca apareceu: a ex-noiva do Professor Girafales, o homem que vende sorvetes na rua, o homem da casa de penhores, o marceneiro, o carpinteiro (aquele que tinha que colocar o serrote no refrigerador), o leiteiro (que fazia tudo com fé), o empresário de boxe que agenciou o Seu Madruga, o zelador e porteiro da vila (uma vez também citada como porteira), a falecida esposa do Seu Madruga, entre outros, que vivem apenas no imaginário dos apaixonados pelo lendário programa.



Leia também