Recentemente exibida pelo canal Viva e incorporada ao Globoplay, Sassaricando terminava na Globo há 33 anos, em 11 de junho de 1988. A produção conta com importantes perdas entre os artistas que atuaram na trama. Outros nomes não estão mais na Globo ou nem atuam mais na televisão.

Se considerarmos apenas o elenco fixo, mais da metade dos participantes se encaixa nessas condições. Com a adição das participações especiais, o número aumenta.

Entre os artistas que já morreram estão Paulo Autran (2007), Tônia Carrero (2018), Carlos Zara (2002), Lorival Pariz (1999), Laerte Morrone (2005), Maria Alice Vergueiro (2020), Ileana Kwasinski (1995), Rômulo Arantes (2000), Alexandre Lippiani (1997), Jorge Lafond (2003), Ana Ariel (2004), Antônio Abujamra (2015), Célia Biar (1999) e Ivan Mesquita (2011), entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As perdas mais recentes foram da atriz Eva Wilma e do ator e diretor Cecil Thiré. Filho de Tônia Carrero, este fez uma participação especial no último capítulo como São Sinfrônio. Ele morreu no último dia 9 de outubro de 2020, aos 77 anos, em virtude de complicações do Mal de Parkinson.

Eva, que nos deixou em 15 de maio de 2021, em decorrência de uma insuficiência respiratória, ocasionada pela disseminação de um câncer no ovário pelo corpo.

Por outro lado, alguns artistas de Sassaricando não atuam mais na televisão, como Lolita Rodrigues, que, aos 91 anos, vive em João Pessoa (PB), Marcos Frota, que se dedica ao seu circo, Alexandre Frota (foto acima), que é deputado federal, e Ney Sant’anna, que trabalha apenas no cinema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Firmes e fortes

Em compensação, outros nomes da novela ainda estão no elenco do canal, como Irene Ravache, Edson Celulari, Claudia Raia, Diogo Vilela e Cristina Pereira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vilela (foto acima) pode ser visto recentemente na última temporada do humorístico Zorra, enquanto Cristina está entre os artistas de Salve-se Quem Puder. Claudia Raia terá um importante papel em Além da Ilusão, futura novela das seis da Globo.

Existem também os profissionais ligados a outros canais, mais especificamente a Record: Roberto Bataglin (foto abaixo) esteve no elenco de Apocalipse, em 2018, e, atualmente, dá aulas de teatro; Angelia Muniz sempre está presente nas novelas da emissora; e Marcela Muniz marcou presença em Amor Sem Igual.

César Filho, que fez uma pequena participação especial e também atuou em outras novelas, apresenta o matinal Hoje em Dia.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor