Neste domingo (30), o SBT exibirá uma “edição de colecionador” do Programa Silvio Santos: momentos clássicos de vários programas serão mostrados para o público fiel do homem do Baú.

Silvio está afastado da televisão desde março de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19. É o maior tempo que o apresentador fica longe dos palcos e do auditório composto por suas “colegas de trabalho” desde o início da TVS, em 1981. Nesse período, o SBT tem reprisado programas recentes, sem muitas surpresas, e, mesmo assim, vem mantendo uma boa audiência.

A chamada lançada há alguns dias animou os fãs de Silvio: Porta da Esperança, Show do Milhão, Em Nome do Amor, Topa Tudo por Dinheiro, entre outras atrações que marcaram os domingos dos brasileiros, estarão na tela da emissora. Alguns quadros já estão disponíveis no YouTube, como o clássico encontro do fã mirim com o conjunto Raça Negra e a entrevista de Xuxa no Show de Calouros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A emissora demorou para tomar essa decisão, deixando de lado um rico acervo de quase 40 anos no ar. No canal oficial no YouTube, foi criado o “Baú de Memórias”, que resgata momentos icônicos das atrações de Silvio Santos, como o programa Boa Noite, Cinderela, que já está com cerca de 80 mil visualizações. Isso mostra como os telespectadores valorizam a história do apresentador e de sua televisão.

É importante esse olhar para o passado de Silvio, principalmente agora quando se comemoram os 40 anos do SBT. Muitos programas, participações de celebridades e quadros que despertam nossa memória afetiva podem trazer bons índices de audiência para o domingo à noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da grande sacada, é sempre bom lembrar que o SBT precisa olhar para frente, renovando sua programação e buscando reforçar que é uma emissora grande. Com a pandemia e com os erros do próprio animador, o canal vive uma de suas piores fases na audiência e na qualidade. Enquanto outras emissoras procuram uma saída, como a Band, por exemplo, a TV da Anhanguera patina em ideias arcaicas e estratégias furadas.

Essa edição especial, que será exibida neste domingo, é importante para mostrar a importância desse programa e como foi marcante para a vida dos brasileiros. Mas também serve para mostrar uma época em que o SBT crescia e tinha uma grande programação, aberta para todos os públicos e idades.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor