Uma das principais apostas do SBT para 2024, o matinal Chega Mais estreia nesta segunda-feira (11). A atração reunirá Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias das 9h30 e 13h30 e promete ter “um pouco de tudo”.

A apresentadora Regina Volpato
A apresentadora Regina Volpato (reprodução/Gazeta)

A emissora não vive sua melhor fase na audiência e, muitas vezes, acaba ficando em quarto lugar no Ibope. Por isso, a princípio, a novidade não deve elevar a audiência da emissora, até por conta da falta de tradição do SBT neste tipo de programa.

Mas, mesmo assim, as concorrentes preferiram se precaver e devem reforçar o conteúdo para “receber” a atração do SBT. Mais Você, da Globo, e Hoje em Dia, da Record, vão se movimentar para não facilitar a vida do novo concorrente.

Reforço

Ana Maria Braga no comando do Mais Você
Ana Maria Braga no comando do Mais Você (divulgação/Globo)

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, Globo e Record estão reforçando seus programas matinais para enfrentar a estreia do Chega Mais, do SBT. Na líder de audiência, o Mais Você terá como trunfo a volta de Ana Maria Braga, após uma temporada de férias. Além disso, o matinal terá conteúdo quente para manter o público ligado.

Já o Hoje em Dia planeja o lançamento de vários quadros novos, ainda segundo a publicação. A principal aposta será Desafio Fashion, competição de beleza que será comandada por Ana Hickmann.

SOS Mãe, também com Ana Hickmann, e O Tempo Não Para, com Ticiane Pinheiro, serão outros novos quadros da revista eletrônica da Record, comandada também por Celso Zucatelli e Renata Alves.

Falta de tradição

A movimentação dos concorrentes do SBT pode ser encarada apenas como uma precaução, já que, a princípio, o Chega Mais não deve modificar o atual cenário matinal. Isso porque o teto de audiência nas manhãs é baixo e os programas da Globo e da Record estão consolidados.

Além disso, o SBT terá que enfrentar sua própria falta de tradição no segmento de revistas eletrônicas. Há quem diga que o formato nunca agradou Silvio Santos, e todas as tentativas anteriores foram feitas apenas por insistência do departamento comercial.

Em 2008, por exemplo, o canal apostou no vespertino Olha Você, que afundou a audiência dos finais de tarde e teve vida curtíssima. Recentemente, foi a vez do Vem pra Cá, com Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano, que também não conseguiu dizer a que veio.

Como está, fica

SP2 - Michelle Barros
Michelle Barros (Reprodução / Globo)

Mas o Chega Mais conta com um trunfo que pode livrar o programa de um possível desastre. A atração vai tomar parte do espaço do Primeiro Impacto, que conseguiu consolidar uma audiência considerável nos últimos anos.

No ano passado, o SBT mexeu no formato do noticioso. O bloco comandado por Felipe Malta, Darlisson Dutra e Daniele Brandi passou a fazer uma maior aposta na descontração, com assuntos mais amenos e “jeitão” de revista.

Assim, o público que assiste ao SBT no horário não deve estranhar o Chega Mais, que virá com conteúdo semelhante. Além disso, a atração terá Regina Volpato como uma das apresentadoras, profissional muito identificada à emissora. Sendo assim, Chega Mais não deve explodir, mas pode agregar ao SBT.

Além disso, só o fato de a estreia do programa mexer com a concorrência já é um ponto positivo. Há anos, as manhãs da TV brasileira estão precisando de um chacoalhão. A concorrência mais acirrada oportuniza essa oxigenação.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor