Após reduzir a transmissão do Oscar do ano passado ao Globoplay, a Globo abriu mão de vez da premiação em 2023. Com isso, deu espaço para a TNT bater seu recorde de audiência, já que o canal foi o único a transmitir a cerimônia realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na televisão.

Ana Furtado
Reprodução / Instagram

Apesar do êxito, o canal da Warner Bros. Discovery não escapou de uma saraivada de críticas. A transmissão comandada por Ana Furtado foi achincalhada pelos internautas, que a acusaram de não deixar ninguém falar.

[anuncio_1]

Sucesso

Oscar - Ana Furtado
Reprodução / TNT

Segundo dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo portal R7, a transmissão do 95º Oscar fez com que a TNT ficasse na liderança de audiência entre os canais de TV por assinatura.

Além disso, a estação cresceu 300% em relação às seis semanas anteriores. E mais: a edição de 2023 do Oscar foi a mais vista da TNT nos últimos três anos. Além do canal, a HBO Max também transmitiu a cerimônia no streaming.

Uma das explicações para o êxito está no fato de a Globo ter ficado de fora da transmissão este ano. Normalmente, a emissora aberta exibia metade da cerimônia, já que só iniciava a transmissão após o BBB.

No ano passado, a Globo abriu mão de exibir a premiação na TV, mas transmitiu o Oscar de forma gratuita no Globoplay. Maria Beltrão apresentou a festa, que contou com comentários da atriz Dira Paes. Marcelo Adnet e Fabio Porchat completaram o time de comentaristas.

Críticas

Oscar - Camila Morgado
Reprodução / TNT

Apesar do sucesso de audiência, o canal TNT e a HBO Max não escaparam das críticas na transmissão do Oscar, que foi apresentada por Ana Furtado. Michel Arouca e Camila Morgado foram os comentaristas, enquanto Carol Ribeiro e Aline Diniz cobriram o tapete vermelho.

A performance da ex-apresentadora da Globo foi detonada nas redes sociais. Ana foi acusada de estar totalmente perdida na transmissão, já que, claramente, não entendia nada de cinema e nem de Oscar. Mesmo assim, ela dava pouco espaço aos comentaristas Michel Arouca e Camila Morgado, que tinham o que dizer.

O espaço reduzido para opinar deixou Camila aflita. Em vários momentos, era visível sua tensão e seu desânimo por não conseguir completar o raciocínio. Enquanto isso, Ana Furtado repetia que não entendia do assunto, mas, mesmo assim, não parava de falar.

Mestre de cerimônias

Maria Beltrão
Reprodução / GloboNews

No início do ano, a Warner Bros. Discovery anunciou Ana Furtado como sua “mestre de cerimônias oficial” em transmissões de premiações. A estreia da esposa de Boninho aconteceu no Grammy Awards, realizado em 5 de fevereiro deste ano. Na ocasião, ela também foi bastante criticada pelo público.

No entanto, as críticas maiores aconteceram durante a cerimônia do Oscar. Nas redes sociais, espectadores demonstraram não entender a escolha da Warner por Ana Furtado, que estava despreparada para a missão.

Nos últimos anos, o Oscar no canal TNT foi apresentado por Aline Diniz, uma escolha que agradou mais. Antes dela, Bruna Thedy e Domingas Person ocuparam o posto. Já na Globo, Maria Beltrão (foto acima) cumpriu essa missão por anos e sempre foi elogiada. Elas fizeram falta…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor