Não adiantou nada a Globo mutilar a abertura de Mulheres de Areia e editar diversas cenas da novela em reprise na faixa Edição Especial.

Mulheres de Areia - Marcos Frota
Marcos Frota como Tonho de Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

A trama acaba de ser reclassificada pelo Ministério da Justiça como inapropriada para menores de 14 anos, mesmo com todos os cortes que a emissora se comprometeu em realizar na reexibição atual.

O órgão do governo alegou que mesmo com a edição encontrou conteúdos como estigma, erotização, nudez e morte intencional. Tais temas inviabilizaram que a obra de 1993 permanecesse com selo de 12 anos, como desejava a emissora.

[anuncio_1]

Abertura destroçada

Mônica Carvalho na abertura de Mulheres de Areia
Mônica Carvalho na abertura de Mulheres de Areia (Reprodução / Web)

Vale lembrar que o canal já havia picotado toda a entrada da obra a fim de esconder a nudez de Mônica Carvalho no clipe.

Além dos cortes, filtros e borrões foram inseridos no material, que acabou praticamente impossível de ser entendido em sua totalidade. A duração também foi cortada pela metade.

Além disso tudo, a Globo se comprometeu em realizar uma edição para que o enredo se adequasse com a classificação desejada pela empresa, o que não adiantou.

Retrocedeu

Mulheres de Areia - Sebastião Vasconcelos, Ricardo Blat, Lu Mendonça e Denise Milfont
Sebastião Vasconcelos (Floriano), Ricardo Blat (Marujo), Lu Mendonça (Do Carmo) e Denise Milfont (Vilma) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

A alteração, no entanto, chamou bastante atenção, uma vez que quando reprisada em 2016 no Vale a Pena Ver de Novo, Mulheres de Areia, a mesmíssima obra, passou com classificação de 12 anos.

Fato parecido ocorreu com o repeteco de Marisol, do SBT, reexibida em 2012, que teve classificação de 10 anos. Já neste ano, a obra terminou classificada como inapropriada para 14 anos. Em 2002, em sua primeira transmissão, a história passou como livre para todos os públicos.

Ou seja, ao passo que o tempo avançou e a sociedade evoluiu, o MJ vem se mostrando cada vez mais conservador, ainda que não obrigue mais que as emissoras exibam os melodramas em horários preestabelecidos, como fazia até 2016.

[anuncio_3]

Tempo para se adequar

Mulheres de Areia - Gloria Pires
Gloria Pires como Raquel em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

O novo selo, no entanto, ainda não entrou em circulação. No capítulo desta segunda-feira (31), a reprise entrou no ar com indicação de 12 anos.

A Globo, lembrando, tem alguns dias para se readequar à ordem e pode recorrer da decisão.

Caso não consiga, Mulheres de Areia terá a mais alta classificação dentre todos os folhetins transmitidos na faixa das 14h45.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor