Mesmo com cortes, reprise de Mulheres de Areia é punida pelo governo

01/08/2023 às 13h42

Por: Dyego Terra
Imagem PreCarregada
Marcos Frota como Tonho da Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Não adiantou nada a Globo mutilar a abertura de Mulheres de Areia e editar diversas cenas da novela em reprise na faixa Edição Especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Frota como Tonho de Lua em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

A trama acaba de ser reclassificada pelo Ministério da Justiça como inapropriada para menores de 14 anos, mesmo com todos os cortes que a emissora se comprometeu em realizar na reexibição atual.

O órgão do governo alegou que mesmo com a edição encontrou conteúdos como estigma, erotização, nudez e morte intencional. Tais temas inviabilizaram que a obra de 1993 permanecesse com selo de 12 anos, como desejava a emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abertura destroçada

Mônica Carvalho na abertura de Mulheres de Areia

Mônica Carvalho na abertura de Mulheres de Areia (Reprodução / Web)

Vale lembrar que o canal já havia picotado toda a entrada da obra a fim de esconder a nudez de Mônica Carvalho no clipe.

LEIA TAMBÉM:

Além dos cortes, filtros e borrões foram inseridos no material, que acabou praticamente impossível de ser entendido em sua totalidade. A duração também foi cortada pela metade.

Além disso tudo, a Globo se comprometeu em realizar uma edição para que o enredo se adequasse com a classificação desejada pela empresa, o que não adiantou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retrocedeu

Mulheres de Areia - Sebastião Vasconcelos, Ricardo Blat, Lu Mendonça e Denise Milfont

Sebastião Vasconcelos (Floriano), Ricardo Blat (Marujo), Lu Mendonça (Do Carmo) e Denise Milfont (Vilma) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

A alteração, no entanto, chamou bastante atenção, uma vez que quando reprisada em 2016 no Vale a Pena Ver de Novo, Mulheres de Areia, a mesmíssima obra, passou com classificação de 12 anos.

Fato parecido ocorreu com o repeteco de Marisol, do SBT, reexibida em 2012, que teve classificação de 10 anos. Já neste ano, a obra terminou classificada como inapropriada para 14 anos. Em 2002, em sua primeira transmissão, a história passou como livre para todos os públicos.

Ou seja, ao passo que o tempo avançou e a sociedade evoluiu, o MJ vem se mostrando cada vez mais conservador, ainda que não obrigue mais que as emissoras exibam os melodramas em horários preestabelecidos, como fazia até 2016.

Tempo para se adequar

Mulheres de Areia - Gloria Pires

Gloria Pires como Raquel em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

O novo selo, no entanto, ainda não entrou em circulação. No capítulo desta segunda-feira (31), a reprise entrou no ar com indicação de 12 anos.

A Globo, lembrando, tem alguns dias para se readequar à ordem e pode recorrer da decisão.

Caso não consiga, Mulheres de Areia terá a mais alta classificação dentre todos os folhetins transmitidos na faixa das 14h45.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.