Mesmo após desligamento analógico, procura por kit digital em São Paulo ainda é grande
04/04/2017 às 7h30
Os paulistanos que ainda não instalaram o chamado kit digital para receber o sinal digital na televisão estão se apressando para adquirir e instalar os conversores e a antena UHF o mais rápido possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na capital paulista e em 38 municípios da região metropolitana, o sinal analógico para assistir à programação dos canais abertos foi desligado na quarta-feira (29). Além disso, nas TVs pagas, RecordTV, SBT e RedeTV! retiraram seus sinais, pois querem receber por eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A população de baixa renda beneficiária de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, tem direito ao kit distribuído gratuitamente. É possível fazer o agendamento e consultar onde receber o kit pela internet. Os interessados têm 45 dias para agendar o recebimento do kit.
De acordo com a entidade Seja Digital, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operacionalizar a migração dos sinais, foram distribuídos 1,1 milhão de kits na região metropolitana de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Estão agendadas entregas de 200 mil kits até o final da próxima semana. No total, foram disponibilizados 2 milhões de kits. Com o aumento da procura, espera-se que a Grande São Paulo atinja a meta de 100% de sinal digital coberto muito em breve.
No ato do desligamento, na última quarta-feira, 92% dos domicílios paulistas tinham acesso ao sinal digital. O fato provocou uma queda nos números das emissoras, que foi mais acentuada nos canais da Simba – joint-venture entre RecordTV, SBT e RedeTV!.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com parte da população sem sinal e sem disponibilidade nas TVs pagas, estas emissoras chegaram a ter uma queda de mais de 30% em audiência, algo estrondoso. A RedeTV!, por exemplo, de um dia para o outro, chegou a perder 66% dos dados.