Mergulhada em crise histórica, canal segue os passos da Jovem Pan
12/01/2023 às 13h14
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma programação inexpressiva, a RedeTV! vive uma crise de audiência sem precedentes. De acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site TV Pop, a emissora chegou a se posicionar na nona posição dentre os canais abertos na última terça-feira (10), atrás de Globo, Record, SBT, Band, Cultura, Record News, Gazeta e TV Brasil.
Reprodução / RedeTV!A má fase coincide com o período em que a emissora abraçou o bolsonarismo, quando passou a dar espaço para figuras como Sikêra Jr., Luís Ernesto Lacombe e Silvio Navarro, além do próprio dono, Marcelo de Carvalho, ferrenho defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, com a vitória de Lula, o canal busca uma espécie de “reposição ideológica”, tomando atitudes parecidas com as adotadas pela Jovem Pan News.
Mudança de rumo
A nova estratégia da RedeTV! inclui afastar comentaristas bolsonaristas e até uma saída estratégica do dono. Estratégia, aliás, semelhante à da Jovem Pan News, que deu sumiço em nomes ligados à extrema direita, como Rodrigo Constantino, Zoe Martinez e Paulo Figueiredo. Até Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou o comando da estação.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
A mudança na RedeTV! começou assim que Bolsonaro foi derrotado no segundo turno das eleições presidenciais, com a dispensa de Luís Ernesto Lacombe. O jornalista, defensor apaixonado do ex-presidente, deixou o comando do RedeTV News e do semanal Agora com Lacombe.
Agora, é a vez de Silvio Navarro sair da emissora. De acordo com Flavio Ricco, do R7, o comentarista, que estava em férias, foi avisado pela direção do canal que não faz mais parte do cast. Segundo Ricco, o colunista do RedeTV News e apresentador do Opinião no Ar na web era a “a última voz do jornalismo alinhada com o antigo governo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não é bem assim… A RedeTV! segue exibindo o popularesco Alerta Nacional, apresentado por Sikêra Jr., outra notória figura alinhada ao bolsonarismo. No entanto, o apresentador deve se manter no ar, já que seu contrato vai até 2027 e prevê multa de R$ 38 milhões em caso de rescisão.
Saída pela direita
Ainda segundo Ricco, Marcelo de Carvalho, que é um dos sócios da RedeTV! e apresentador dos programas Mega Senha e O Céu é o Limite, também deve se afastar. O jornalista do R7 informou que Carvalho pretende tirar um ano sabático e passar parte dos próximos tempos entre EUA e Itália.
Durante o último governo, Carvalho defendeu o ex-presidente com unhas e dentes, chegando a comprar brigas nas redes sociais. O empresário costumava atacar a Globo e outros “inimigos” de Bolsonaro.
Novidades
Além disso, a RedeTV! recontratou recentemente o jornalista Kennedy Alencar. Ele, que já foi comentarista de telejornais e comandou o talk show É Notícia na emissora por muitos anos, agora retorna em meio à aproximação com o novo governo.
Ao mesmo tempo em que reduz o espaço de figuras alinhadas ao bolsonarismo, a RedeTV! também ensaia uma reformulação na grade, numa tentativa de recuperar a audiência perdida nos últimos anos. Resta saber se o espectador ainda tem algum interesse no canal…