Melhor personagem de Mar do Sertão ganha mais espaço na trama

25/09/2022 às 9h15

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Débora Bloch e Renato Góes em Mar do Sertão (Reprodução / Globo)

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atual novela das seis da Globo, Mar do Sertão conta com diversos nomes que são estrelas da Globo, como Sérgio Guizé, José de Abreu, Renato Góes e Débora Bloch (foto abaixo). No entanto, um novato em novelas está roubando a cena na trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos primeiros capítulos, o prefeito Sabá Bodó, vivido por Welder Rodrigues, pintou e bordou. Caricatura de um tipo político bastante comum, o personagem da trama de Mario Teixeira divertiu o público com suas frases absurdas e a impagável interpretação do comediante. Por isso, acabou ganhando mais espaço na trama das seis da Globo.

De acordo com Patrícia Kogut, de O Globo, após sua prisão, Sabá Bodó ficaria vários capítulos sem aparecer na novela. Não era a intenção do autor mostrar o ex-prefeito na cadeia, ou cumprindo pena em casa. O político apareceria apenas mais adiante, já em liberdade.

LEIA TAMBÉM:

Mas, percebendo que Sabá Bodó agradou em cheio ao público da novela, o autor Mario Teixeira enviou adendos à produção da trama, incluindo novas cenas para o personagem. Com isso, o planejado sumiço não aconteceu e o pilantra segue no ar, divertindo os espectadores de Mar do Sertão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obra aberta

Mar do Sertão - Welder Rodrigues

Por serem consideradas obras abertas, as novelas se desenvolvem muito baseadas na impressão do público. Por isso, é comum que a direção da Globo promova grupos de discussão, reunindo espectadores para entender como a trama está sendo recebida por quem a assiste. Mas, até agora, a Globo não promoveu um grupo de discussão para avaliar Mar do Sertão.

Não é incomum os autores mudarem os rumos de personagens de novelas com base na aceitação do público. Durante o processo de escrita da trama, os novelistas costumam ficar atentos à opinião dos telespectadores para aumentar (ou diminuir) o espaço de determinado personagem ou núcleo.

Renee de Vielmond e Tony Ramos

Em Paraíso Tropical (2007), por exemplo, a audiência torceu pela felicidade de Ana Luísa (Renée de Vielmond) e Lucas (Rodrigo Veronese), o que fez com que o casal ganhasse novas cenas no folhetim. A ideia inicial dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares era que Ana Luísa e Lucas deixassem a trama após ficarem juntos. Mas, como o casal agradou, eles retornaram capítulos depois, ficando mais tempo na história.

Mudanças

Algo parecido aconteceu em Haja Coração (2016). A trama de Daniel Ortiz era uma remake de Sassaricando (1987) e, na história original, a personagem Teodora (Jandira Martini) morre logo no início da história. Mas, na segunda versão, Teodora (Grace Gianoukas) fez muito sucesso e acabou sobrevivendo ao acidente que deveria matá-la, retornando à trama após um tempo sumida.

Além do gosto do público, autores modificam seus planos baseados também em seus próprios gostos. Por exemplo, Gloria Perez criou Laurinda (Totia Meirelles) e Julio (Murilo Grossi) em O Clone (2001) apenas para a primeira fase da novela. Mas ela gostou dos dois personagens e os manteve em cena até o fim.

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari também admitiram que aumentaram o espaço da Mulher Mangaba (Ellen Rocche) em Sangue Bom (2013) porque gostaram muito do trabalho da atriz. A veterana autora também ampliou a participação de Mario Fofoca (Luis Gustavo) no remake de Ti Ti Ti (2010). A princípio, ele participaria apenas dos primeiros capítulos, mas acabou voltando mais adiante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.