A passagem de pouco mais de três anos de Daniela Lima na CNN Brasil deu bastante popularidade à jornalista. A âncora colecionou fãs com suas análises sempre bem embasadas da política nacional, bem como seus vários furos de reportagem.

CNN Brasil - Daniela Lima
Apresentadora Daniela Lima (Reprodução / CNN Brasil)

Com isso, sua chegada à GloboNews representa uma espécie de “upgrade” na carreira da profissional. No canal de notícias da líder de audiência, Daniela Lima deve conquistar novos fãs e se tornar ainda mais popular. Por isso, é bastante provável que, em breve, a apresentadora também passe a dar as caras na TV Globo aberta.

[anuncio_1]

Nova estrela

Leilane Neubarth
Jornalista Leilane Neubarth (Reprodução / GloboNews)

Contratada pela GloboNews, Daniela Lima estreia em julho no novo canal, dividindo o comando do matinal Conexão GloboNews com Leilane Neubarth e Camila Bomfim. O noticioso é apresentado ao vivo de três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, posto de Leilane; Brasília, com Camila à frente; e São Paulo, onde ficará a bancada de Daniela.

Com grande foco em política, recheado de comentários e entradas ao vivo, o Conexão promete explorar a capacidade de Daniela Lima de formular análises e promover apurações ao vivo dos bastidores do poder. Ou seja, a chegada da jornalista vem num momento em que o canal pretende turbinar sua programação matinal. É uma aposta.

Mas, ao que tudo indica, Daniela não deve parar por aí. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, não deve demorar para que a jornalista conquiste um espaço no canal aberto da Globo.

Intercâmbio

Jornal Hoje - Cesar Tralli
Cesar Tralli à frente do Jornal Hoje (Reprodução / Globo)

Vale lembrar que a circulação de jornalistas entre Globo e GloboNews tem ficado cada vez mais intensa nos últimos anos. Tanto que César Tralli comanda dois jornais ao vivo, um em cada canal: está no ar diariamente no Jornal Hoje, da TV Globo, e Edição das 18h, na GloboNews.

[anuncio_3]

Além disso, nomes como Marcelo Cosme, Camila Bomfim, Nilson Klava e Andréia Sadi, que comandam noticiosos da GloboNews, agora também atuam como plantonistas do Jornal Hoje aos sábados. Já Aline Midlej, que ancorou o Jornal das Dez até recentemente, quando saiu de licença-maternidade, também era plantonista no Jornal Nacional.

Julia Duailibi - Jornal da Globo
Julia Duailibi no Jornal da Globo (Reprodução / TV Globo)

E mais: Julia Duailibi, apresentadora do GloboNews Mais, também dá às caras na Globo como comentarista de política no Jornal da Globo. Ou seja, é bem possível que Daniela Lima também conquiste seu espaço na televisão aberta.

A “nova” Lo Prete

William Bonner e Renata Lo Prete
William Bonner e Renata Lo Prete (Reprodução / Globo)

Apesar da grande popularidade, Daniela Lima ainda pode ser considerada uma “novata” na TV. A jornalista construiu sua carreira no impresso, com passagens por veículos como a revista Veja e os jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo. Na cobertura política, ela cultivou fontes importantes e marcou seu nome no segmento.

Sua chegada à TV aconteceu em 2019, quando foi convidada pela TV Cultura para assumir o comando do Roda Viva. Ficou ali por poucos meses, já que logo veio o convite da CNN Brasil. Em 2020, estreou na apresentação do vespertino CNN 360º e se tornou o principal nome do canal de notícias.

Trata-se de uma trajetória parecida com a da agora colega Renata Lo Prete, que atualmente comanda o Jornal da Globo. Assim como Daniela Lima, Renata foi editora da importante coluna Painel, da Folha, e se lançou na TV após anos de bons serviços prestados no impresso. Atualmente, comanda um dos principais jornais da TV Globo e é um dos principais nomes do jornalismo da emissora.

Ou seja, Daniela Lima tem tudo para repetir este caminho e se firmar como um dos novos rostos do jornalismo da Globo. É bem possível que, em breve, ela se torne plantonista do canal aberto e, depois, conquiste um jornal para chamar de seu na TV Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor